Ovo de Galinha com Ômega 3?
Ovo de Galinha com Ômega 3? Por Felipe Rossini
Você ta la andando pelo supermercado procurando uma cartela de ovos simpática quando se da de cara com um ovo com ômega 3.
Na hora que você olha, já põe no carrinho, afinal ômega 3 nunca é demais, né?.
Mas será que esses ovos realmente tem uma quantidade legal de ômega 3?
Vem comigo que no post de hoje eu te explico.
Primeiramente, todos os ovos tem uma certa quantidade de ômega 3, que está presente na ração das galinhas, ou no pasto no mundo ideal. Algo em torno de 25mg de DHA e ALA por ovo.
O ALA (ácido alfa linolenico) está presente em alimentos de origem vegetal como linhaça, chia, nozes e também na canola e soja enquanto o DHA encontramos nos peixes como sardinha, atum, arenque, cavalinha, salmão, truta.
Quando pensamos em biodisponibilidade o DHA é muito mais vantajoso para nossa saúde, porque ele é a forma ativa do ômega 3.
O ALA precisa ser convertido em EPA e DHA para ter atividade em nosso corpo, e essa conversão em seres humanos é muito baixa (cerca de 5-10%).
Os ovos enriquecidos com ômega 3 realmente tem uma quantidade de ALA e DHA maior que os ovos convencionais.
Nesses ovos, as galinhas são alimentadas com uma dieta com linhaça e quando elas digerem a linhaça parte do ALA presente nela se converte em DHA e ambos ácidos graxos se transferem para a gema do ovo.
Um ovo enriquecido com ômega 3 tem cerca de 340mg de ALA e 75mg-100mg de DHA.
Comendo 1 ovo enriquecido com ômega 3 por dia por uma semana (7 ovos) irá te fornecer a mesma quantidade que uma refeição com peixe rico em ômega 3 por semana, embora o ALA seja mais frequente.
Resumo da opera: São interessantes e podem contribuir para adicionar mais ALA e DHA na dieta, porém não dependa do ômega 3 porque vai faltar e se tiver caro, não compre. Joga 1 colher de sopa de linhaça na dieta que tem mais ALA que um dúzia de ovos
Vcs sabem escolher um bom ovo?
https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2009.03.046
Seja o primeiro a comentar!