Precisamos falar sobre o MTHFR

Você já ouviu falar sobre MTHFR?O MTHFR é a abreviação para um gene chamado metilenotetrahidrofolato redutase.

Anúncios

E por que precisamos falar sobre esse gene?

Acontece que algumas pessoas podem apresentar mutações nesse gene, e essas mutações podem levar à um aumento no risco para desenvolver diversas doenças, como doenças cardiovasculares, diabetes e até mesmo câncer.

Isso acontece porque esse gene é responsável por dar “instruções” ao nosso corpo para produzir a enzima MTHFR que por sua vez é muito importante no metabolismo do folato, vulgo vitamina B9.

O folato juntamente com a vitamina B12 e a vitamina B6 mantém os níveis de homocisteína controlados em nosso sangue e também é importante na síntese de DNA e RNA.

Anúncios

A enzima MTHFR converte o ácido fólico em uma molécula utilizável pelo organismo, o L-metilfolato, que atravessa a barreira hematoencefálica, e lá em nosso cérebro auxilia na formação de neurotransmissores importantes, como serotonina, dopamina e norepinefrina.

Então quando temos uma mutação nesse gene, a atividade da enzima MTHFR é reduzida.

Com a atividade da enzima MTHFR reduzida temos:

– Aumento de homocisteína no sangue;

– Menor produção de folato;

Anúncios

– Alterações no DNA;

– Menor síntese de neurotransmissores.

Tudo isso irá impactar negativamente sua saúde e aumentar o risco (principalmente de desenvolver doenças cardiovasculares)

Podemos ter uma ou duas mutações nesse gene, sendo que ter apenas uma (heterozigoto) a redução da atividade da MTHFR seria mais moderada e ter as duas mutações (homozigoto) te coloca em risco para uma deficiência mais exacerbada.

Se você possui uma ou duas mutações nesse gene, é muito importante considerar a suplementação do folato na forma de metilfolato. Principalmente se você busca engravidar!

Assim você já da ao seu corpo a forma ativa da vitamina, sem precisar passar pelo processo de conversão pela MTHFR e com isso consegue reduzir os níveis de homocisteína e normalizar os níveis sanguíneos de folato. Já tinha ouvido falar sobre o MTHFR?

Gostou, compartilhe e Participe em nosso Canal no Telegram para receber todas as Atualizações do site!

Receba Atualizações no Canal do Telegram

doi: 10.1016/j.ejmg.2014.10.004
doi: 10.3390/nu13124562

Matéria do Nutricionista Felipe Rossini

Leia Também:

Homocisteína Alta – Entenda o que Significa

B12 Causa Acne em Algumas Pessoas?

Anemia da Inflamação – Entenda

Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!