B12 Causa Acne em Algumas Pessoas?

Sim, a vitamina B12 pode agravar a acne em algumas pessoas, mas não causa acne.

Anúncios

Isso porque a bactéria Cutibacterium acnes (antiga Propionium bacterium acnes) utiliza a cobalamina para a síntese de porfirinas, aumentando o seu crescimento, o que pode causar uma resposta inflamatória nas células hospedeiras por meio da ativação de receptores TLR-2.

Algumas pessoas tem acne com B12 e outras não. Isso depende do tipo, quantidade e qualidade do microbioma, ou seja, se tem mais bactérias que usam cobalamina para a síntese de porfirinas.

Na literatura científica, não foi visto um, mas vários relatos de casos de indivíduos de diversas faixas etárias, demonstrando erupção acneiforme após terapia instramuscular ou intramuscular de vitamina B12, sobretudo quando as doses são elevadas (acima de 1000 mcg ou 1 mg).

A erupção na pele apareceu de 1 semana a 5 meses após o início da terapia com vitamina B12 usadas na forma de cianocobalamina ou hidroxicobalamina nesses estudos.

Anúncios

O quadro clínico foi caracterizado por pápulas e pústulas localizadas na face. Em três pacientes, lesões semelhantes também estavam presentes no pescoço, ombros, tórax e parte superior das costas. Comedões e cistos estavam ausentes.

Em 2 pacientes, os níveis séricos de vitamina B12 estavam muito elevados. Então é sempre importante avaliar se necessita ou não da suplementação.

Vale ressaltar que na inflamação, a B12 pode estar alta na circulação e baixa na célula, visto que neutrófilos, eosinófilos e basófilos secretam a haptocorrina para se ligar à B12 e evitar que bactérias à utilizem para sintese de porfirinas.

A remissão espontânea e completa foi observada em todos os pacientes 3 a 6 semanas após a descontinuação da vitamina B12.

DOI: 10.3109/15569527.2013.80865

Anúncios

DOI: 10.1126/scitranslmed.aab2009

Matéria do Nutricionista Leonardo Borba

Veja Também:

4 Suplementos Contra a Acne

Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!