Óleo de Coco é Tudo que Dizem?
Por Felipe Rossini – Óleo de Coco é Tudo que Dizem?
Bora falar sobre o óleo de coco. Será que é Deus no céu e óleo de coco na terra?
Se olharmos para o coco, assim como todo óleo, estamos falando de um produto que é pura gordura.
Porém nem todas gorduras são iguais. O tipo de gordura presente no coco é a saturada.
E dentre as gorduras saturadas, podemos classifica-la de acordo com o comprimento da cadeia de carbono (cadeia longa, média e curta).
E um dos motivos que torna o óleo de coco o queridinho da galera é que ele é rico em triglicerídeos de cadeia média (TCM) – cerca de 65% da gordura nele vem do TCM.
E o que tem de tão especial no TCM? Em geral, gorduras são substratos energéticos que demoram para serem metabolizados e gerar energia. Elas precisam ser digeridas, absorvidas e transportadas pelo sangue até os tecidos.
Já o TCM por sua vez, vai diretamente para nosso fígado e de lá se torna uma rápida fonte de energia.
Outro efeito interessante do coco é a presença de uma gordura chamada ácido láurico. O ácido láurico compõe cerca de 50% dos TCMs do óleo de coco onde alguns estudos apontam efeitos antimicrobianos contra certas cepas de bactérias, assim como um efeito antifúngico.
E por causa dele que temos uma certa polemica por ai entre coco e candidíase (assunto pra outro dia, hj to com sono).
Outro ponto para o coco é sua quantidade de antioxidantes. Nele temos uma boa fonte de vit E na forma de tocoferois e tocotrienois e também flavonóides e fitoesterois.
Mas calma lá! Não é pra sair fritando tudo no óleo de coco. Devido ao seu alto teor de gordura saturada é bom moderar o consumo.
Esse é o único argumento que quem fala mal do óleo de coco se apoia, e sabemos que isso não é um problema se você tiver o mínimo de noção e não beber óleo de coco.
Mas se você me segue, tenho certeza que não faria essa babaquice.
É uma boa gordura? Sim.
Doi: 10.3390/jcdd7040059
DOI: 10.1016/j.plefa.2017.10.004
DOI: 10.1111/1750-3841.15705
DOI: 10.500
Seja o primeiro a comentar!