Qual a melhor dieta na menopausa?

Melhor dieta na menopausa, essa é uma pergunta bem pertinente aos consultórios e o nutricionista Felipe Rossini vai te esclarecer na matéria abaixo.

Anúncios

Você sabe o que ocorre no seu corpo quando a menopausa chega?

Basicamente, seus ovários resolvem entrar em greve para sempre, e com isso, você deixa de produzir alguns hormônios importantes para sua saúde, não só reprodutiva, em quantidades suficientes, como o estrogênio, progesterona e testosterona.

Então, todos aqueles sintomas que você vê, associados à menopausa, como envelhecimento acelerado, perda óssea, perda de massa muscular, insônia, oscilação de humor, ganho de gordura, principalmente visceral, baixa libido, ressecamento… são em partes, devido esse declínio hormonal.

Avaliar junto ao ginecologista a possibilidade de reposicao hormonal pode te ajudar muito, mas…..

Anúncios

A nutrição não deixa de ser extremamente importante nessa fase.

Não podemos começar sem falar dos fitoestrógenos! Kyoko Taku, et al. (2012) realizaram uma metanálise para avaliar a eficácia das isoflavonas no alívio de ondas de calor em mulheres na perimenopausa e na menopausa. A ingestão de isoflavonas (média de 54mg/dia) reduziu a frequência e intensidade dos calores. Incluir sementes, como a linhaça, semente de abóbora, gergelim, é a forma mais fácil de você se expor a elas.

Coma seus vegetais! Eles são ricos em compostos com ação anti-inflamatória e antioxidante! Principalmente os vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, couve, repolho, couve de Bruxelas. Eles são ainda mais importantes se você faz reposição hormonal, devido ao papel de um fitoquímico presente nesse grupo, chamado de Indol 3 Carbinol no metabolismo do estrogênio.

Não esqueça a proteína! A diminuição da massa magra e óssea será ainda maior se você ingerir pouca proteína. Uma dica que gosto bastante é o uso do whey protein, pois combina uma rápida digestibilidade, proteína e cálcio. Cálcio, que junto com a vitamina D, K2, magnésio… são importantíssimos para a saúde óssea.

Muito assunto, mas resumi alguns que você não pode esquecer sobre a melhor dieta na menopausa.

melhor dieta na menopausa
Melhor Dieta na Endometriose

Matéria do Nutricionista Felipe Rossini

Anúncios

Veja Também:

5 Chás para Melhorar a Insônia da Menopausa

Disbiose Intestinal na Menopausa

Programa de Emagrecimento Nutri Talita Perosa

Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!