Que Horas Tomar os Probióticos?

Por Felipe Rossini – Será que existe um melhor horário para tomar os probióticos? Hoje vamos analisar essas alegações e ver se realmente existe um melhor horário.

Anúncios

Primeiro de tudo precisamos entender que um dos objetivo da administração dos probióticos é que eles atinjam o intestino grosso.

E para analisar isso trouxe um estudo publicado no World Journal of Gastroenterology.

Nesse estudo, os pesquisadores da Universidade de Milão recrutaram 20 voluntários saudáveis ​​(12 mulheres e 8 homens) para participar do estudo.

Para um grupo foi administrado 4 bilhões de unidades formadoras de colônias (UFC) de B. longum BB536 mais um bilhão de UFCs de L. Rhamnosus HN001, 30min antes do café da manhã e para o outro grupo 30 min após o café da manhã – por um período de 1 mes.

Anúncios

E quais foram os resultados encontrados?

Ambos os grupos apresentaram aumento na carga dos probióticos – B. longum BB536 e L. rhamnosus HN001 após 1 mês e novamente 1 mês após o final do período de intervenção.

Os pesquisadores observaram tb uma redução do nível de Proteobacterias em ambos os grupos, geralmente mais patogênicas.

Os resultados indicam que tomar probióticos em jejum ou depois das refeições não parece afetar a capacidade de ação dessas bactérias probióticas, apresentando um resultado igual no tratamento.

Eu, Felipe, costumo prescrever a noite porque os probióticos ultrapassam outros competidores, como os alimentos por ex, e conseguem chegar mais rapidamente ao intestino grosso e tem a noite inteira para “agir”, um período com uma motilidade reduzida. Embora segundo esse estudo, isso não parece fazer uma diferença.

Achei bem legal esse estudo, quebrando alguns mitos que ouvimos por ai.

Anúncios

Agora me conta, que horas você toma seus probióticos?

DOI: 10.3748/wjg.v23.i15.2696

Conheça o Guia Completo dos Probióticos
Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!