Pular para o conteúdo

Endometriose e DIM (Di-Indol Metano)

Quando pensamos em endometriose, tem uma substância bem bacana que pode ser muito bem vinda.

O DIM!!! Ele é um metabólito natural do indol 3 carbinol, um composto presente nos vegetais da família das brássicas vegetais crucíferos (brócolis, couve, repolho…). Sim, eles são ricos nesses carinhas!

⁉️E como ele ajuda na endometriose?

Não é novidade pra ninguém que a endometriose é o hormônio estrogênio não são melhores amigos, pelo menos não quando ele está em excesso. Equilibrar os níveis de estrogênio é um dos pontos chave no tratamento da endometriose é existem diversas estratégias para isso, como manejo do estroboloma (post no Feed) e temos o DIM.

Encare o DIM como um maestro no metabolismo de estrogênio. Ele auxilia na conversão do estrogênio em metabólitos de estrogênio bons. Como assim bons? Existem maus? Existem!

Alguns metabólitos do estrogênio, como a 4-hidroxiestrona e 16-alfa hidroxiestrona possuem potencial cancerígenos, enquanto outros, como a 2-hidroxiestrona, possui efeito anti-cancer.

E é exatamente o que o DIM faz, ele otimiza a conversar em 2-hidroxiestrona, através de uma enzima chamada CYP1A1, reduzindo assim a conversão desses estrógenos em metabólitos prejudiciais. Sacou? Juro que com foto fica mais fácil de explicar hahah

Você nao precisa suplementar, você pode consumir as Brássicas. Elas são ricas em um composto bioativo chamado de indol-3-carbinol (I3C), que logo que cai no seu estomago (acidez), começa a sofre algumas mudanças em sua estrutura até se transformar no Di-Indol Metano (DIM).⠀

Um estudo recente de 2018 comparou os efeitos da suplementação de DIM vs Dienogeste (DNG), que é um dos principais farmacos usados na endometriose. O estudo separou as mulheres em 2 grupos: O 1 grupo recebeu o medicamento DNG (2mg 1x ao dia) e o outro grupo recebeu uma combinação dos dois (DIM – 100mg 3x ao dia + DNG 2mg 1x ao dia).

Os resultados?

A proliferação celular no endométrio reduziu 9% no primeiro grupo (DNG) e 40% no 2 grupo (DIM + DNG). Uma pena nao ter um grupo apenas com DIM, pois confesso que nao sou fã do dianogeste.

Endometriose e DIM (Di-Indol Metano)

Matéria do Nutricionista Felipe Rossini

Leia Também:

Programa Alimentação e Endometriose – Protocolo 4R

Alimentos para Disposição na Endometriose

Relação do Intestino e a Dor da Endometriose

Dietoterapia na Endometriose

Receba Atualizações no Canal do Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja receber notificações sobre as atualizações mais recentes? Sim Não