Você está Comendo Chia do Modo Errado

Você consumiu chia errado a vida inteira e eu vou te provar. A chia é uma semente ridiculamente nutritiva.

Anúncios

Em apenas uma colher de sopa (28g), encontramos 4g de proteína – o que equivale a um ovo de galinha pequeno -, 4,9g de ômega-3 (ácido alfa-linolênico), um caminhão de antioxidantes e uma quantidade significativa de minerais importantes, como cálcio, fósforo, magnésio e manganês.

Além disso, a chia é rica em fibra, com uma colher de sopa contendo impressionantes 11g de fibra. É muita fibra, xóvem!

Então basta comer a chia na salada para usufruir desses benefícios, certo? Errado, meu jovem Querubim.

E o motivo é simples: essa semente tem uma camada externa rígida composta basicamente por fibras insolúveis, as quais nem os seus dentes nem as suas enzimas digestivas conseguem quebrá-la.

Anúncios

E é por isso que ela sai feliz e saltitante no seu coco. Talvez você não nota tão bem pois ela tem uma coloração escura, mas o gergelim fica mais fácil de ver.

Em épocas sem privada, você estaria fazendo coco na moita e essa semente teria adubo e terra pra crescer. Palmas, para a evolução.

Como resolver esse quebra-cabeça?

Você precisa moê-la antes de consumi-la. Minha dica é usar um moedor de café pra isso, pois ele é perfeito para moer pequenas quantidades e sementes pequenas.

O melhor cenário é moer na hora que for consumir, mas haja paciência. Então você pode moer por até 1 semana e armazená-las em um recipiente hermético dentro da geladeira.

Anúncios

Se você prefere comprar a semente já moída na forma de farinha, saiba que não é a melhor opção. A moagem expõe os óleos internos das sementes ao ar, luz e calor, o que acelera a oxidação.

Quando as sementes oxidam, os nutrientes podem se deteriorar. Então, se você quer usufruir de todos os benefícios da chia, é melhor moê-la fresca em casa antes de consumir.

Me conta nos comentários se você consome chia do jeito certo ou errado.

Matéria do Nutricionista Felipe Rossini

Veja Também:

Suplemento de Enzimas Digestivas de Plantas

Geleia de Chia

Sobre Fibras e Semente

Fibras na Síndrome do Intestino Irritados

Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

2 Comentários

  1. Lilian Sanches disse:

    Era a informação que eu estava procurando. Obrigada.