A Endometriose pode ser Culpa da Dieta?

Só pelo titulo sabemos que o post será polemico! Mas segue o fio.

Anúncios

A endometriose é definida pela presença de tecido semelhante ao endométrio fora da cavidade uterina. Ok, sem novidades por aqui, mas por que ela ocorre?

Vamos “chover no molhado” aqui, mas tudo aponta para uma combinação entre fatores genéticos e epigenéticos, portanto, multifatorial.

Essas modificações na expressão gênica, influenciadas pelo ambiente, como inflamação, imunidade e estresse oxidativo, desempenham um papel crucial no surgimento da endometriose.

Anúncios

Gostaria de enfatizar especialmente a disfunção do sistema imunológico, pois é exatamente ela que, junto aos demais ingredientes, concede “permissão” (leia-se dificulta a eliminação dessas células do local adequado) para a implantação da endometriose.

É como se fosse uma receita de um bolo. Os ingredientes são a inflamação, estresse oxidativo, disfunção do sistema imunológico e hormonal (principalmente estrogênio e progesterona, mas não só)… E o Master chef é a genética!

Boa parte do tratamento médico, tirando a cirurgia, é focado em reduzir o estrogênio, através de medicamentos bem conhecidos por vocês, como os progestágenos, uma forma de progesterona “turbinada”.

Porém, acabei de dizer que a receita de bolo parece precisar de mais ingredientes além do estrogênio. Afinal, se a doença se resumisse a ele, o “bloqueio do seu ciclo” curaria a doença.

Anúncios

E o que a dieta tem a ver com isso?

Tudo! A alimentação desempenha um papel crucial na regulação do sistema imunológico, modulação da inflamação e estresse oxidativo e até no ambiente hormonal.

Seja via melhora da microbiota intestinal, mais especificamente o estroboloma, via uma dieta anti-inflamatória, redução da gordura corporal, já que a mesma expressa a enzima aromatase, que converte andrógenos em estrogênio, entre outros.

Eu não to estou falando pra você fazer uma dieta mágica e amanhã sua endometriose desapareceu. Não é isso! Eu to falando que se você quer ser tratada, você tem a obrigação de cuidar de todos os pilares dessa receita, alimentacao possui um enorme papel.

Me conta seu relato sobre Nutrição e Endometriose nos comentários.

Matéria do nutricionista Felipe Rossini

Saiba Mais sobre o Programa Endometriose
5/5 - (1 vote)

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!