Língua Branca – Entenda o Motivo

Nem só pra lamber o prato, fofocar ou meter ela dentro da boca do crush serve a língua. O estado da sua língua pode fornecer pistas muito importantes sobre a sua saúde, inclusive sobre a saúde do seu intestino!

Uma língua saudável é bem hidratada e apresenta uma coloração rosa bonita, sem rachaduras ou cores diferentes. Quando a língua fica branca, pode ser um sinal de que algo não está indo bem no processo digestivo.

A língua branca é um sinal de desequilíbrio entre a proliferação de células epiteliais e a remoção de células e bactérias mortas. Uma diminuição na remoção das células e bactérias mortas pode causar disbiose na microbiota oral, favorecendo a proliferação de bactérias patogênicas que não deveriam estar lá em tal quantidade.

Essa diminuição pode ocorrer devido à má higiene, mas também devido a uma disbiose no intestino. Se o processo digestivo não está ocorrendo como deveria e você consome uma dieta rica em açúcar, carboidratos refinados e alimentos ultraprocessados, as bactérias podem se proliferar e formar uma camada protetora chamada biofilme, que deixa a língua com uma camada branca espessa.

Essa relação é de mão dupla. A disbiose na microbiota oral pode levar a chances muito maiores de disbiose intestinal e vice-versa.

Na disbiose intestinal, há um aumento de bactérias patogênicas e até uma maior predisposição para o crescimento dessas bactérias no intestino delgado (SIBO). Esse quadro de disbiose pode favorecer o aparecimento de bactérias que gostam de fermentar açúcares e diversos tipos de carboidratos e proteínas, como as proteobactérias.

Esse aumento no processo fermentativo (especialmente no intestino delgado) pode aumentar a pressão intra-abdominal e favorecer o relaxamento do esfíncter que liga o esôfago ao estômago. O resultado disso? Um belo refluxo!

Portanto, cuidar da saúde bucal é essencial para uma boa digestão, assim como cuidar do intestino é essencial para ter uma língua rosa bonita.

Me conta ai, qual a cor da língua por ai?

lingua branca o que pode ser

Matéria do nutricionista Felipe Rossini

Leia Também:

Guia Completo dos Probióticos

Raspar a Língua pode Ajudar a Prevenir o Câncer

Como Acabar com as Aftas

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!