O que é Alimentação Saudável?

Por Rodolfo Peres – O que é Alimentação Saudável?

Todos concordam que uma alimentação saudável previne e trata doenças.

Mas o que é uma alimentação saudável?

É aquela completa em todos os nutrientes necessários para o adequado funcionamento do organismo humano!

Então será que você ingere todos os alimentos fonte das principais vitaminas e sais minerais? Vitaminas A, D, E, K, complexo B e C? Os minerais Cálcio, Ferro, Magnésio, Selênio, Zinco e Cobre, entre outros?

A premissa de que uma alimentação deve ser variada é a resposta. Uma dieta restrita a poucos alimentos, certamente terá deficiência em alguns micronutrientes.

Só para citar exemplos de alimentos necessários em uma dieta padrão equilibrada, podemos citar: ovos, leite e derivados, carnes, peixes, cereais integrais, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, soja), oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), sementes (girassol, abóbora), vegetais de coloração verde (brócolis, couve, agrião, rúcula, repolho, alface, acelga), frutas e legumes amarelos/alaranjados (cenoura, manga, mamão, abóbora), banana, tomate, azeite de oliva extra virgem, tubérculos (batata doce, inhame, mandioca) e frutas cítricas (laranja, limão, kiwi, tangerina).

Cuidados como garantir uma germinação adequada das leguminosas antes do consumo visando reduzir o teor de fitatos (dificultam a absorção de nutrientes) e reduzir o consumo de cafeína em conjunto com as principais refeições (evitar/reduzir o hábito do cafezinho pós almoço) também auxiliam na biodisponibilidade dos micronutrientes.

A exposição solar também é importante pensando na síntese de vitamina D.

Dentro desse universo, devemos avaliar intolerâncias, aversões e alergias alimentares, incluindo pessoas com maiores restrições, como veganos. O nutricionista é o profissional responsável para fazer a correta combinações entre os alimentos para que a dieta fique completa. Quando isso não é possível, entra a suplementação específica.

A ideia é mostrar a necessidade de uma variabilidade alimentar para a obtenção de todos os micronutrientes. Além dos alimentos citados, existem outros que podem ser incluídos.

Você vai continuar acreditando que se alimentar bem é apenas evitar carboidrato?

Conheça:

25 Desafios para Hábitos Saudáveis e Saúde

Leia Também:

Porque manter uma Alimentação Saudável?

Será que existe Obeso Saudável?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!