Pólipos: O que são? Onde Vivem?

Por Felipe Rossini – Um dia, você realizou uma colonoscopia e seu médico te falou havia alguns pólipos no seu intestino. Bora entender o que isso significa e se você deve se preocupar.

Anúncios

Um pólipo nada mais é do que um crescimento anormal de tecido que se projeta a partir da superfície de um tecido, como o cólon, útero, estômago…

Embora a maioria deles será benigno, alguns deles podem ter um crescimento e diferenciação descontrolados “se tornando” um câncer, embora as chances sejam pequenas.

Uma maneira histológica de classifica-los é em pólipos neoplásicos, como os adenomas e adenocarcinomas, e pólipos não-neoplásicos, como os inflamatórios, hiperplásicos e hamartomas. Clinicamente, os mais relevantes são os adenomas, já que na maioria das vezes são precursores de adenocarcinomas, que é o câncer mais comum do cólon e reto.

Anúncios

Tá, e o que a nutrição tem a ver com isso?

Existem alguns fatores não modificáveis, como a genética e a idade, até porque você irá envelhecer, mas existem fatores modificáveis que vc pode adotar para reduzir as chances de desenvolver pólipos, como não fumar, fazer atividade física e ter uma dieta saudável, e a sua dieta tem um peso enorme.

Considero a melhor estratégia aumentar a produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC).
Esses AGCC são produzidos pela nossa microbiota frente a oferta de prebióticos, que nada mais são do que componentes alimentares não digeríveis, presentes, ou não, na nossa dieta.

E porque eles são importantes?

Eles são utilizados como substrato energético pelas células intestinais, auxiliam no fortalecimento da barreira intestinal, ajudam a equilibrar as respostas inflamatórias e imunológicas.

Além disso, temos evidências que mostram que eles desempenham um papel na prevenção do câncer colorretal e auxiliam na redução da inflamação no intestino.

Anúncios

Ah, reduzir a inflamação intestinal é um ponto crucial, até pq um dos principais fatores de risco para polipos são doenças inflamatórias intestinais. E antes que eu esqueça, trate a constipação com urgência!

Conheça o Guia Completo dos Probióticos
5/5 - (3 votes)

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!