5 Pilares no Tratamento da Endometriose
5 Pilares no Tratamento da Endometriose – Por Larissa Vieira
Volta e meia eu recebo na caixinha perguntas como “o alimento X é bom pra quem tem endometriose?” ou “tenho endometriose, preciso cortar Y da dieta?”.
Como eu sempre falo, nenhum alimento isoladamente tem o poder de melhorar ou piorar os sintomas da doença. Pelo contrário, TUDO vai depender de um contexto.
A prova disso é que, para o tratamento da endometriose funcionar, é preciso que ele se baseie em cinco pilares:
-
Dieta anti-inflamatória:
Uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, leguminosas, carne de qualidade e boas fontes de gordura ajuda a diminuir a inflamação do organismo. Da mesma forma, vale evitar o consumo excessivo de açúcares, farinhas refinadas e ultraprocessados.
-
Saúde intestinal:
Um intestino que não funciona de maneira correta pode contribuir para o aumento de processos inflamatórios, além de não absorver os nutrientes corretamente.
-
Sono de Qualidade:
Um descanso reparador está intrinsecamente ligado ao fortalecimento do sistema imunológivo e à queda de cortisol, hormônio do estresse. Dormir bem também ajuda a regular os níveis de inflamação no organismo.
-
Atividade Física Regular:
Além de contribuir para a sensação de bem-estar e manejo do estresse, o exercício também ajuda a manter o peso sob controle, essencial para a diminuição da inflamação crônica.
-
Saúde Mental:
Alto nível de estresse costuma ser sinônimos de mais dores. Respeite seu corpo, descanse sempre que necessário, não abra mão do seu lazer e, se possível, tenha acompanhamento psicológico.
Seja o primeiro a comentar!