5 Pilares no Tratamento da Endometriose

Volta e meia eu recebo na caixinha perguntas como “o alimento X é bom pra quem tem endometriose?” ou “tenho endometriose, preciso cortar Y da dieta?”.

Anúncios

Como eu sempre falo, nenhum alimento isoladamente tem o poder de melhorar ou piorar os sintomas da doença. Pelo contrário, TUDO vai depender de um contexto.

A prova disso é que, para o tratamento da endometriose funcionar, é preciso que ele se baseie em cinco pilares:

Dieta Antiinflamatória

Uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, leguminosas, carne de qualidade e boas fontes de gordura ajuda a diminuir a inflamação do organismo. Da mesma forma, vale evitar o consumo excessivo de açúcares, farinhas refinadas e ultraprocessados.

Saúde Intestinal

Um intestino que não funciona de maneira correta pode contribuir para o aumento de processos inflamatórios, além de não absorver os nutrientes corretamente.

Anúncios

Sono de Qualidade

Um descanso reparador está intrinsecamente ligado ao fortalecimento do sistema imunológivo e à queda de cortisol, hormônio do estresse. Dormir bem também ajuda a regular os níveis de inflamação no organismo.

Atividade Física Regular

Além de contribuir para a sensação de bem-estar e manejo do estresse, o exercício também ajuda a manter o peso sob controle, essencial para a diminuição da inflamação crônica.

Saúde Mental

Alto nível de estresse costuma ser sinônimos de mais dores. Respeite seu corpo, descanse sempre que necessário, não abra mão do seu lazer e, se possível, tenha acompanhamento psicológico.

5 Pilares no Tratamento da Endometriose

Matéria do Nutricionsita Larissa Vieira 

Anúncios
Saiba Mais sobre o Programa Endometriose
5/5 - (1 vote)

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!