Café Descafeinado Como Escolher

Eu sei, café descafeinado não é tão bom quanto os “cafés normais”, mas mesmo assim preciso te passar algumas dicas na hora de escolher um descafeinado, até porque muitas pessoas não lidam bem com a cafeína e a maioria não tem consciência disso.

Anúncios

Se você sofre de insônia, está grávida, tem ansiedade, experimenta queda de energia algumas horas após tomar café, sofre com diarreia ou batimentos acelerados, reduzir a cafeína por um tempo pode ser uma boa ideia para observar a resposta do seu organismo. E adianto que a dor de cabeça nos primeiros dias é normal.

Mas, para sua sorte, você pode contar com o café sem cafeína!

O café descafeinado passa por um processo em que a maior parte da cafeína é removida. Existem vários métodos utilizados pela industria, alguns mais e outros menos interessantes.

Alguns exemplos incluem a extração com solventes orgânicos, como cloreto de metileno ou acetato de etila, dióxido de carbono ou até mesmo “água”, como nos casos do método suíço e do Mountain Water Process/ Decaf. Estes últimos são considerados os melhores métodos, pois não utilizam solventes e conseguem preservar boa parte das características organolépticas do café, como odor, cor, sabor e textura.

Anúncios

Após essa etapa, os grãos são torrados e vendidos inteiros ou moídos. O sabor do café descafeinado pode variar dependendo do método utilizado. Mas já adianto que eles nunca terão o mesmo sabor que um café em que a cafeína não foi extraída, infelizmente. Mas é o que temos, jovem!

Infelizmente, a informação sobre o método utilizado não costuma constar no rótulo de todos os cafés. Então, minha recomendação é não comprar se você não tiver acesso a essa informação ou se visualizar um dos logos da imagem do post no rótulo do café. Caso contrário, será necessário dedicar um tempo para entrar em contato com o SAC (serviço de atendimento ao consumidor) da empresa e obter essa informação.

Gostou da matéria Café Descafeinado? Compartilhe. Aproveita e Receba Todas as Atualizações do site em nosso Canal no Telegram, clique no botão abaixo!

Receba Atualizações no Canal do Telegram

Matéria do Nutricionista Felipe Rossini

Leia Também:

Anúncios
Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!