Pular para o conteúdo

Será que o Café te Deixa Ansioso?

Eu fico ansioso quando o café acaba hahah mas vem comigo que você vai entender o questionamento.

Muitos curtem a cafeína justamente pois ela aumenta nosso estado de alerta, e uma das formas é através do bloqueio de uma substância química do cérebro chamada adenosina.

A cafeína tem uma estrutura semelhante à adenosina, o que permite competir com os receptores de adenosina no cérebro. Quando a cafeína se liga a esses receptores, ela bloqueia a ação da adenosina. Como resultado, os efeitos inibitórios da adenosina são evitados, e a atividade cerebral é aumentada.

Além disso, a cafeína também pode aumentar a liberação de adrenalina, um hormônio relacionado à resposta de “luta ou fuga”, e dependendo da quantidade e metabolismo de cada um, podemos ter um aumento da frequência cardíaca, dilatação das vias aéreas e um maior estado de alerta.

E exatamente por isso, existe uma uma associação entre o consumo de cafeína e a ansiedade. Inclusive o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), o guia publicado pela American Psychiatric Association, lista o transtorno de ansiedade relacionados à cafeína como um dos transtornos relacionados ao seu consumo.

Se a quantidade de cafeína for alta pra você, ou você não metaboliza-la corretamente, leia-se metabolizadores lentos de cafeina (indivíduos que possuem uma variação genética que atrasa a eliminação da cafeína), você pode ter um risco aumentado de desenvolver…

  • Ansiedade;
  • Nervosismo;
  • Inquietação;
  • Dificuldade em dormir;
  • Aumento da frequência cardíaca;
  • Problemas gastrointestinais.

Embora muitas pessoas tolerem bem a cafeína, como é o meu caso, algumas simplesmente não conseguem lidar com ela!

Sofre com ansiedade?

Experimente ficar uma semana com menos cafeína ou sem e observe se há alguma mudança na ansiedade. Se não notar diferença, tudo bem, retome o consumo e seja feliz. Caso contrário, vale a pena ponderar os prós e contras ou considerar a opção de café descafeinado.

Me conte como esta seu relacionamento com a cafeina!

Será que o Café te Deixa Ansioso

Matéria do Nutricionista Felipe Rossini

Leia Também:

Café após o almoço rouba os nutrientes?

Shot e Café Turbinado Anticansaço

Café na Gestação Pode?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja receber notificações sobre as atualizações mais recentes? Sim Não