Carboidrato e Mioma

Por Thais Pires – A nutricionista nessa matéria carboidrato e mioma nos esclarece essa dúvida:

Anúncios

Claro que pode, aliás, deve! Todo ser humano precisa comer carboidratos. Eles são importantes para fornecer energia ao nosso corpo.

O erro está em consumir exageradamente os carboidratos. E mais, consumir carboidratos refinados, de alto índice glicêmico.

Entenda…carboidrato e mioma

O índice glicêmico elevado aumenta a biodisponibilidade de hormônios estrogênicos e concentrações do fator de crescimento semelhante à insulina 1 (IGF-I), isso pode estimular o crescimento de miomas.

Anúncios

Mas você pode estar se perguntando, o que é índice glicêmico?

Vou te explicar…
O índice glicêmico (IG) corresponde à capacidade que um alimento com carboidrato tem de aumentar a glicemia, ou seja, de aumentar a quantidade de açúcar no sangue.

Quanto maior o IG do alimento, mais estímulo seu organismo terá para produzir insulina e posteriormente estrogênio. E isso não seria legal.

Receba Atualizações no Canal do Telegram

Minha dica é:

Evitar consumir farinha refinada, prefira farinhas com menos carboidratos (farinha de amendoas, de castanhas, farinha de maracujá, farelo de aveia, farinha de coco), misturar um pouco de cada uma dessas e fazer um mix de farinhas é excelente para preparar bolos e pães.

Consuma raízes e tuberculos como fontes de carboidratos (batatas, aipim, inhame…).

Anúncios

Sempre que possível, inclua fibras nas suas refeições (sou apaixonada pelos benefícios do psyllium), elas irão reduzir o índice glicêmico das refeições fazendo com que sua glicemia fique mais controlada.

5/5 - (2 votes)

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!