Chá de Espinheira Santa

Por Descomplicando Intestino – Ligiane Loureiro – Os chás podem ser grandes aliados na hora de trabalhar algumas estratégias nutricionais com nossos pacientes. Com base nisso, hoje quero te falar um pouco do chá de Espinheira Santa (Maytenus ilicifolia) e porquê você deve considera-lo.

Anúncios

O chá de Espinheira Santa, oriundo de uma planta nativa do nosso país, é muito utilizado na medicina tradicional para aliviar distúrbios inflamatórios do trato gastrointestinal, como a Síndrome do Intestino Irritável e a Retocolite ulcerativa. Essa aplicabilidade é em função de suas propriedades antiulcerativas e anti-inflamatórias.

Visando entender melhor o impacto da capacidade anti-inflamatória dessa planta, um estudo realizado com células de uma linhagem específica do epitélio intestinal, ou seja, um estudo in vitro, foi conduzido. O extrato de Espinheira Santa demonstrou uma ação sobre a redução na expressão de genes associados a biomarcadores que participam do processo inflamatório.

Anúncios

Tais achados podem estar associados a presença dos fitoquímicos nesse chá, como os taninos e flavonóides. Além dessas características, aspectos como atividade antimicrobiana, influência no pH e no volume de secreção gástrica, redução da motilidade intestinal e do esvaziamento gástrico e possível potencial anticâncer nos fazem entender o motivo pelo qual ele deve ser considerado.

E ai, Nutri! Você sabia disso tudo? Conta aqui pra gente se gosta de prescrever esse chá.

DOI: 10.1016/j.jep.2017.08.006
DOI: 10.1016/j.phrs.2016.01.021

Autoria: @ligianeloureironutri
PhD em Ciências Nutricionais/ UFRJ
Idealizadora do Método DI.

Anúncios
Conheça o Guia Completo dos Probióticos
5/5 - (1 vote)

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!