Pular para o conteúdo

Como Saber do seu Nível de Estrogéno sem Exames?

Por Pri Riciardi

Estrógeno é um hormônio curinga pra saúde da mulher e o reflexo direto da nossa saúde metabólica e nutricional.

Destaco que acho super importante os exames, mas como o estrógeno varia tanto ao longo do mês e entre ciclos, e é inviável fazer exame toda, ideal se conhecer.

Um dos indicadores é seu muco cervical, ou, sua lubrificação vaginal. A produção adequada de estrógeno está ligada a presença e variação da lubrificação.


Dentro de um padrão esperado você vai sentir mais ou menos este processo: Durante menstruação, sem muco.

Após o término da menstruação, começa a ter lubrificação, ainda leve que vai evoluindo para algo em maior quantidade, volume e pegajosidade.

Temos um momento de pico do muco, onde você até pode sentir este muco escorrendo ou somente uma sensação mais deslizante ao se limpar do xixi.

Este pico indica seu pico de estrógeno (que prediz uma ovulação) mas não a ovulação em si.

Se você ovular, este muco vai “secar”rapidamente dentro dos próximos 2-3 dias, talvez passando a ter uma aspecto de creme hidratante e depois sumindo.

Nos próximos dias, até a menstruação (de 10-16 dias), não é esperado que você tenha muco ou lubrificação considerável.

Agora vamos para as variações:

  • Está sempre seca, sem lubrificação, sente dor na relação (também pode ter ausência menstrual, endométrio fino, infertilidade, calores noturno): provável nível de estrógeno baixo!
  • Tem lubrificação que dura muitos dias, inclusive presente no período pré menstrual. Após o pico de pegajosidade do muco ele não some totalmente: provável nível de estrógeno alto, com baixa ou ausente progesterona (sem ovulação) predominância estrogênica. Também pode ter dificuldade em engravidar e sintomas de TPM.
  • Se está parecido com o descrito do padrão esperado, perfeito. Lembrando que podem ter variações de tempo na primeira fase do ciclo (fim da menstruação até o pico do muco). Mas depois que você sentiu este pico do muco, sua menstruação deve vir dentro de 10-16 dias.
  • Você não vai ter um ciclo igual com características iguais todo o mês. E esta é a ideia da auto observação, entender como você responde as diferentes situações: estresse, alimentação, sono.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja receber notificações sobre as atualizações mais recentes? Sim Não