Pular para o conteúdo

Consumo de Leite e Câncer de Mama

Por Henrique Freire– Consumo de Leite e Câncer de Mama – Alta ingestão de leite aumenta risco de câncer de mama.

É o que diz recente revisão de estudos publicados em junho de 2021. Após análise de 13 estudos com mais de 47mil pessoas, os autores concluem que:

1 – Consumir até 450ml de leite por dia NÃO aumenta risco de câncer de mama.
2 – Ingestão acima disso vai progressivamente aumentando o risco, com a taxa chegando 30% de aumento na chance de surgimento de Ca de mama pra pessoas que consomem cerca de 1300ml por dia.

Comentários:

Mais uma vez fica evidente que para qualquer patologia aparecer, inclusive câncer, nutricionalmente falando, sempre dependerá do grau de exposição àquele alimento, em dose e ritmo/periodicidade.

Se uma pessoa toma 200ml de leite, 4x na semana, nenhum problema, risco muito baixo. Mas se a pessoa toma meio litro (500ml) de leite diariamente (1 copo de manhã e 1 copo a noite por exemplo), o risco dela é bem mais alto.

Porque isto acontece?

Porque nossas células tem capacidade de reparo de DNA (pra celula sadia não sofrer mutação). Mas essa capacidade é limitada, e se você expõe as células todo dia a um grande conjunto de substâncias que podem gerar alterações irreversíveis, uma hora as defesas, o reparo, não aguenta. Já ouviu falar em: “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. É exatamente assim.

E acrescento um terceiro fator. Ainda há quem tome dose muito alta de leite, todos os dias, e ainda não ingere os fatores que protegem. No exemplo dado acima, o pior cenário é tomar meio litro de leite todos os dias, de manhã e de noite, e na hora do almoço não comer um brócolis e um tomate, que protegem as mamas, por estimular os genes supressores do câncer, aumentando a capacidade de reparo.

A equação é simples. Pode tomar leite, tranquilo, só tome pouco, e evite tomar diariamente, e consuma diariamente alimentos que te protegem. Quem come pouco, come de tudo um pouco, e come sem culpa.
Nunca esqueça disso porque fator emocional influencia demais nesta doença terrível.

#riquenutri #semterrorismonutricional #leite #cancer #cancerdemama #outubrorosa

Fonte: Intake of Various Food Groups and Risk of Breast Cancer: A Systematic Review and Dose-Response Me

consumo-de-leite-e-cancer-de-mama

Leia Também: Ebook Uma Boa Alimentação durante o Tratamento do Câncer

*PDN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja receber notificações sobre as atualizações mais recentes? Sim Não