Dez Passos para uma Alimentação Saudável 1 Edição

Dez passos para uma alimentação saudável para crianças brasileiras menores de dois anos – Ministério da Saúde  – 1 Edição – Brasília, DF, 2014

Os primeiros anos de vida da criança, especialmente os dois primeiros, são caracterizados por crescimento e desenvolvimento acelerados, incluindo habilidades para receber, mastigar e digerir outros alimentos, além do leite materno, e no autocontrole do processo de ingestão de alimentos, para atingir o padrão alimentar do adulto.

A alimentação saudável é fundamental para garantir a saúde e o bom crescimento e desenvolvimento das crianças.

Ela também previne doenças e evita deficiências nutricionais, como a anemia.

Pesquisas recentes demonstram que muitas crianças deixam de ser amamentadas nos primeiros meses de vida e recebem alimentos não saudáveis ao invés dos alimentos caseiros e regionais.

Essas escolhas prejudicam a formação de hábitos alimentares saudáveis e podem favorecer o aparecimento de doenças, ainda na infância, como obesidade, pressão alta e diabetes. Foi pensando nisso que a Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde e a IBFAN Brasil elaboraram esse material.

Ele tem como objetivo apresentar os Dez Passos para a Alimentação Saudável de crianças menores de 2 anos.

Com essas orientações esperamos auxiliar as famílias brasileiras quanto às escolhas alimentares saudáveis, higiene, preparo adequado dos alimentos e explicar dúvidas mais comuns sobre a alimentação no dia a dia das crianças.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!