Diarreia Após o Uso de Antibiótico
Por Vânia Mattoso – Diarreia Após o Uso de Antibiótico – Deixa eu te fazer uma pergunta: você já teve diarreia após usar antibióticos? Eu imagino que a maior parte das pessoas que estão lendo esse post me dirão que sim. E esse quadro acaba contribuindo para a não adesão à prescrição do medicamento, não é verdade?
A diarreia associada ao uso de antibióticos é definida como a diarreia que se desenvolve desde o início do tratamento com antibióticos até 6 a 8 semanas após a interrupção do medicamento.
E por que isso ocorre? Por três motivos principais:
1 – O antibiótico altera a microbiota intestinal, alterando todo o funcionamento do intestino e favorecendo o crescimento de patógenos como é o caso do C difficile.
2 – Pode haver prejuízo na digestão de carboidratos, favorecendo um quadro que chamamos de diarreia osmótica. Sabe aquela diarreia que você tem que sair correndo para o banheiro? Então, desse tipo.
3 – Alguns autores ainda sugerem prejuízo no metabolismo de sais biliares, outro possível causador de diarreia.
E o que fazer nesses casos?
Apesar de ainda não termos diretrizes claras sobre o uso de probióticos para prevenção da diarreia, alguns estudos sugerem o uso de S. boulardii concomitante ao uso de antibiótico, prevenindo o aparecimento da diarreia e aumentando a adesão ao tratamento.
Seja o primeiro a comentar!