Pular para o conteúdo

Estratégias para Distensão Abdominal

Por @institutoapp – Distensão abdominal, gases frequentes, constipação, fadiga, ansiedade, depressão, sensibilidade visceral (dor ao apertar a barriga) pode ser Síndrome do Intestino Irritável, intolerância alimentar ou SIBO (excesso de bactérias patogênicas no intestino).

 Algumas estratégias nutricionais demonstram auxiliar no na melhora do desconforto e terapêutica:

1-Dieta baixa em carboidratos fermentáveis (FODMAPS) como açúcar, trigo, lactose, ameixa, abacate e outras frutas de caroço, feijões, lentilhas, grão de bico, brássicas (ver post anterior), sucos de frutas, FOS, adoçantes como sorbitol, maltitol e xilitol, entre outros.
2-Consumir após as refeições chá de coentro (semente), cominho (pó), hortelã e Melissa. Ferver 1 colher de sopa do coentro por 2 minutos em 1 litros de água. Adicionar 3 colheres de sopa de cada erva, 1 colher de sopa de cominho e deixar em infusão por 10 minutos. Coar e consumir.
3-Chá de gengibre também é excelente!
4-Tinturas, macerado ou chá de hortelã pimenta.
5-Quando consumir carne, associe um pedaço de mamão ou abacaxi, que ajudam muito na digestão.
6-Caso haja desconforto somente com o consumo de feijões, não esqueça de deixar de molho por no mínimo 12 horas, trocando a água e lavando os grãos pelo menos duas vezes. Após o preparo, adicione a enzima Digeliv® no alimento bem quente e espere agir por no mínimo 2 minutos.
Estratégias para Distensão Abdominal
7-Probióticos, principalmente as cepas como Bifidobacterium lactis, B. infantis, B. longum, Lactobacillus acidophilus, L. Paracasei e L. plantarum
8-Consumir 5g da fibra psylium (encontrada em farmácias) – e não esqueça de tomar muita água.
9-Coma devagar, mastigue bem os alimentos e evite falar enquanto come (o ar que engolimos também pode distender o abdômen.
10- Evite o consumo de refrigerantes com gás e mascar chicletes
11-Exercite-se e administre o estresse!

Consulte um nutricionista para ajustes individuais!

*PDN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja receber notificações sobre as atualizações mais recentes? Sim Não