Guia Alimentar para Crianças Menores de 2 Anos

154 páginas – Ministério da Saúde

Anúncios

A alimentação e nutrição adequadas são requisitos essenciais para o crescimento e desenvolvimento de todas as crianças brasileiras. Mais do que isso, são direitos humanos fundamentais, pois representam a base da própria vida.

Esta publicação é mais uma contribuição do Ministério da Saúde para a materialização desse direito. Destina-se à capacitação técnica dos diversos profissionais que atuam no campo da alimentação infantil, principalmente os profissionais nutricionistas e as Equipes de Saúde da Família.

O conteúdo deste Guia é bem abrangente. Parte de uma compilação das evidências científicas mais atualizadas sobre a alimentação das crianças pequenas e apresenta um diagnóstico da situação alimentar e nutricional dos menores de dois anos.

O texto inclui percepções, práticas e tabus alimentares das diferentes regiões do país e proporciona orientações e recomendações para a melhoria do quadro apresentado.

Anúncios

Estas são apropriadas para a riqueza e a diversidade da nossa cultura alimentar. Para o levantamento das informações regionais e elaboração das recomendações, contamos com a colaboração de pesquisadores, de grupos acadêmicos e dos técnicos das Secretarias Estaduais de Saúde de todos os estados da federação e, ainda, com o apoio inestimável da Organização Pan-Americana da Saúde.

Agradeço a todos que participaram deste processo.

José Serra – Ministro da Saúde

Veja também o Novo Guia 2019:

Guia para Crianças Menores de 2 Anos

Anúncios
5/5 - (1 vote)

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!