Hipotireoidismo e o Iodo

Por Felipe Rossini – Hipotireoidismo e o Iodo – Ta ai um mineral que é muito mal compreendido. Será que altas doses de iodo e hipotireoidismo é um bom match? Quando falamos de iodo, a falta dele é tão prejudicial quanto o excesso.

E eu falo isso por alguns motivos:

A deficiência é a causa mais comum de hipotireoidismo. Um dos motivos que adicionaram iodo ao sal.

Mesmo assim, as taxas de hipotireoidismo são altas. O que nos faz questionar se a resposta é realmente usar mais iodo, menos, ou tem algo que n estamos vendo.

Dito isso:

1- Ele é fundamental para a produção de hormônios tireoidianos, então ele n pode faltar. Porém precisamos ter cautela pois durante o processo de absorção de iodo é formada também peróxido de hidrogênio (um radical livre). ↑ de iodo = ↑ radicais livres.

Esses, quando em excesso, estimulam a liberação de citocinas pró-inflamatórias que ↑ o dano oxidativo na tireoide, intensificando a destruição celular e consequentemente ↑ da inflamação e autoimunidade.

2- Excesso de iodo bloqueia selenoenzimas (glutationa e tireoide peroxidase), ↓ sua atividade e dessa forma ↓ a capacidade antioxidante do organismo. Já que são enzimas cruciais para a destoxificação.

3- Excesso de iodo pode ↑ o ataque auto-imune à tireoide. O iodo ↓ a atividade de uma enzima chamada peroxidase tireoidiana (TPO). O TPO é necessário para a produção de hormônios tireoidianos.

Então é melhor não usar iodo no hipotireoidismo?

Não é por ai. O negócio é equilibrar bem a dose e principalmente garantir que n falte selênio. Iodo sempre com selênio!!!

O selênio neutraliza o excesso de peróxido de hidrogênio e contribui para reverter o processo oxidativo, estimulando a atividade de células regulatórias que bloqueiam a liberação de citocina pró inflamatória, como a interleucina-2, que quando em excesso, contribui para produção anticorpos anti-tireóide.

O problema não é o iodo, eu gosto e uso, mas doses altas n devem ser consumidas sem orientação, assim como também não deve ser realizada sem selênio.

E sim, existem cenários onde doses altas de iodo são bem vindas, mas isso é assunto pra outro dia.

Querem saber qual Iodo uso com meus pacientes?

Doi: 10.1007/s12011

*PDN

Leia Também: Preciso de Remédios para Regular a Tireoide?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!