Hipotireoidismo e o Iodo

Ta ai um mineral que é muito mal compreendido. Será que altas doses de iodo e hipotireoidismo é um bom match? Quando falamos de iodo, a falta dele é tão prejudicial quanto o excesso.

E eu falo isso por alguns motivos:

A deficiência é a causa mais comum de hipotireoidismo. Um dos motivos que adicionaram iodo ao sal.

Mesmo assim, as taxas de hipotireoidismo são altas. O que nos faz questionar se a resposta é realmente usar mais iodo, menos, ou tem algo que n estamos vendo.

Dito isso:

1- Ele é fundamental para a produção de hormônios tireoidianos, então ele n pode faltar. Porém precisamos ter cautela pois durante o processo de absorção de iodo é formada também peróxido de hidrogênio (um radical livre). aumento de iodo = aumento de radicais livres.

Esses, quando em excesso, estimulam a liberação de citocinas pró-inflamatórias que aumenta o dano oxidativo na tireoide, intensificando a destruição celular e consequentemente aumento da inflamação e autoimunidade.

2- Excesso de iodo bloqueia selenoenzimas (glutationa e tireoide peroxidase), diminui sua atividade e dessa forma diminui a capacidade antioxidante do organismo. Já que são enzimas cruciais para a destoxificação.

3- Excesso de iodo pode aumentar o ataque auto-imune à tireoide. O iodo diminui a atividade de uma enzima chamada peroxidase tireoidiana (TPO). O TPO é necessário para a produção de hormônios tireoidianos.

Então é melhor não usar iodo no hipotireoidismo?

Não é por ai. O negócio é equilibrar bem a dose e principalmente garantir que n falte selênio. Iodo sempre com selênio!!!

O selênio neutraliza o excesso de peróxido de hidrogênio e contribui para reverter o processo oxidativo, estimulando a atividade de células regulatórias que bloqueiam a liberação de citocina pró inflamatória, como a interleucina-2, que quando em excesso, contribui para produção anticorpos anti-tireóide.

O problema não é o iodo, eu gosto e uso, mas doses altas n devem ser consumidas sem orientação, assim como também não deve ser realizada sem selênio.

E sim, existem cenários onde doses altas de iodo são bem vindas, mas isso é assunto pra outro dia. Querem saber qual Iodo uso com meus pacientes?

Doi: 10.1007/s12011

Receba Atualizações no Canal do Telegram

Leia Também: 

Preciso de Remédios para Regular a Tireoide?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!