Laboratório de Inovação em Educação Alimentar e Nutricional

Laboratório de Inovação em Educação Alimentar e Nutricional – Uma Celebração dos 10 anos do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas

Anúncios

MINISTÉRIO DA SAÚDE – UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAUDE

A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) integrada à estratégias mais amplas de proteção e promoção da alimentação adequada e saudável contribui para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do planeta, sendo essencial principalmente no cenário complexo em que 33 milhões de brasileiros estão em situação de fome, com maior impacto nos grupos e regiões mais vulneráveis, e 61,7% estão com sobrepeso ou obesidade.

O Laboratório de Inovação em Educação Alimentar e Nutricional (LIS-EAN) celebra os 10 anos do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas (MREAN), que posicionou a EAN de forma intersetorial no Brasil e estabeleceu um campo comum de reflexão e prática.

A EAN também é transversal às diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), sendo reconhecida como essencial para a promoção da alimentação adequada e saudável, tanto no Sistema Único de Saúde (SUS) como nos demais setores.

Anúncios

Neste sentido, o LIS-EAN é inovador desde a sua essência, já que proporcionou a identificação de experiências de diversos setores além do setor saúde, como educação e assistência social.

Para a OPAS, celebrar 10 anos do Marco com a realização do LIS-EAN é uma oportunidade para refletir sobre as potencialidades e desafios da agenda para os próximos anos.

Os desafios são complexos e, a EAN é um elemento fundamental para a garantia do direito à saúde e do direito humano à alimentação adequada.

Espera-se que as experiências sistematizadas no LIS-EAN inspirem, contribuam e apoiem o desenvolvimento e aprimoramento das ações de EAN para a garantia do direito à saúde e do direito humano à alimentação adequada, sem deixar ninguém para trás.

Para baixar o Ebook Completo, clique no Botão Abaixo:

Anúncios
Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!