Vinho pode Melhorar sua Microbiota?

Por Felipe Rossini – Vinho pode Melhorar sua Microbiota? Será que tomar uma taça de vinho pode fazer bem para nossa microbiota? Sabemos que no vinho tinto temos uma bela quantidade de polifenóis.

Anúncios

Os polifenóis são compostos bioativos que tem diversos efeitos benéficos, entre eles temos um efeito prebiótico.

Isso mesmo, os polifenóis, assim como alguns tipos de fibras, são metabolizados pelas nossas bactérias intestinais e com isso tem a capacidade de aumentar o crescimento e proliferação de bactérias benéficas e inibir a proliferação de bactérias patogênicas.

Mas será que esses benefícios são reais?

Para responder essa pergunta, trouxe um estudo que avaliou os efeitos do consumo moderado de vinho na microbiota de 10 homens (sim, poucos voluntários).

O estudo foi dividido em 4 períodos consecutivos.

Anúncios

1- Um período inicial (washout) de 15 dias sem álcool.
2- 20 dias consumindo vinho tinto sem álcool (272 ml/dia)
3- 20 dias consumindo vinho tinto (272 ml/dia)
4 – 15 dias consumindo gin (100ml/dia).

Cada participante realizou uma coleta de fezes 4x (após cada período), e os pesquisadores analisaram as mudanças na composição da microbiota intestinal. Exames de sangue e urina também foram coletados.

Receba Atualizações no Canal do Telegram

E quais foram os resultados?

Houve um aumento da diversidade microbiana no período de consumo do vinho, assim como ↑ da concentração de Bacteroides, Firmicutes, Enterococcus, Prevotella e Bifidobacterium e redução do grupo Clostridium no período de consumo de vinho.

Além disso, houve aumento na quantidade de resveratrol e metabólitos de resveratrol na urina no período de consumo de vinho tinto e “vinho de tinto” não alcoólico.

Anúncios

Os pesquisadores atribuíram esses desfechos positivos às mudanças na composição da microbiota, especialmente por conta do aumento das Bifidobacterium.

Eu estou dizendo para você encher a cara? Não. Eu abordei apenas um ponto associado ao consumo de vinho discutido nesse estudo.

Não preciso dizer que o álcool deve ser evitado e bla bla bla, mas como hoje tudo tem que ser desenhado, não custa reforçar: BOM SENSO!

Receba Atualizações no Canal do Telegram
Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!