Consuma essa Semente nesse Inverno
Por Aline Guerra – Essa semente precisa ser incluída na sua refeição no inverno!
Começa o frio e a primeira coisa que vem na nossa mente aqui no Sul é o consumo de pinhão, as preparações variam: na chapa, cozido, na forma de paçoca, mas todos acreditam que por ele ser muito calórico não devam consumir, ou quando consomem extrapolaram na dieta, engana-se quem pensa assim, o pinhão é fonte de minerais como cobre, zinco, manganês, ferro, magnésio, sódio, enxofre, fósforo e cálcio, além de ser rico em potássio e o melhor auxilia no controle da glicose, e gera mais saciedade.
A semente do pinhão é uma ótima aliada para quem busca saciedade, quem está ansioso e precisa reduzir a fome, porque o pinhão é fonte de amido resistente, que gera mais saciedade, retardando a digestão.
Quando cozido na água o pinhão, seus grânulos se enchem de liquido e formam uma espécie de gel, o que garante maciez ao pinhão e aumenta a saciedade, diferente dos carboidratos refinados, o amido resistente pode levar até duas horas para ser processado e ainda é fermentado no intestino, numa atuação que equilibra a composição da microbiota e ainda auxilia no tratamento da constipação.
Para o controle da glicemia, o grande benefício dele além de ser fonte de amido resistente, é fonte de ômega 9, e de fibras solúveis e insolúveis que auxiliam no controle da glicemia.
Também em 2015 em Maringá (PR) estudos foram feitos com a farinha da casca do pinhão e o tratamento da redução da glicose e foram obtidos ótimos resultados, demonstrando que essa farinha possa ter efeito semelhante a medicamentos no controle glicêmico.
E uma curiosidade e algo interessante para cuidar quando você for cozinhar o pinhão na panela, se a parte branca dele ficar marrom isso quer dizer que os compostos fenólicos presentes na casca do pinhão migraram para a polpa, significando que mais nutrientes você irá ingerir.
A quantidade que você pode consumir diariamente pode ser entorno de 10 unidades, mais ou menos 100 gramas.
Você tem o costume de comer pinhão? Me conta!
Veja Também:
Semente de Mamão e Atividade Antiparasitária
Seja o primeiro a comentar!