Pular para o conteúdo

Descubra o Poder da Vitamina B2

Sabe aquele xixi fluorescente que você faz quando toma aquele multivitamínico? Pois é, isso é devido à vitamina B2, riboflavina para os íntimos.

A B2 é um pigmento fluorescente, classificado como uma nutriente essencial em 1939. Diferente da B1, que falei esses dias, não temos uma doença específica que possa ser atribuída a ela. Porém isso não significa que ela não é importante.

E pra que raios ela serve?

Entre suas inúmeras funções, seu papel mais importante é no metabolismo energético celular, principalmente no metabolismo de gorduras, seguido pelos carboidratos. Ela também está envolvida na formação das hemácias, na regulação de enzimas tireoidianas (alô, hipotireoidismo) e na neoglicogênese (produção de glicose). Além disso, desempenha um papel fundamental na ativação e/ou síntese das vitaminas B6, niacina (B3) e folato (B9) e em reações enzimáticas relacionadas à destoxificação hepática.

A deficiência da vitamina B2 não é rara e pode resultar em alterações degenerativas no sistema nervoso, disfunção endócrina, anemia, distúrbios cutâneos, inflamação das mucosas orais, língua e garganta, rachaduras nos cantos da boca (queilite angular), além de causar vermelhidão e irritação nos olhos, provenientes da vascularização da córnea.

Quanto por dia?

Difícil dizer sem te conhecer, mas uma média de 1 a 1,5mg atende a maioria dos adultos saudáveis. Agora, quando precisamos recorrer ao seu efeito terapêutico, as doses podem ser maiores, o que faz a suplementação ser necessária nesses casos.

Por ser uma vitamina solúvel em água, apresenta baixa toxicidade, onde doses de até 200 mg/dia não foram associadas a nenhum colateral.

Onde conseguir?

A única fonte realmente significativa é o fígado, com 4,1mg/100g. Abaixo dele temos farelo de aveia, amêndoas, ovo, proteínas animais, peixes e lácteos como boas fontes.

Próxima vitamina é com vocês: B6 ou B5?

vitamina b2

Matéria do nutricionista Felipe Rossini

Veja Também:

Tabela de Minerais, Vitaminas e Probióticos

Vitamina B12 Sublingual Dozemast

Que Horas Tomar suas Vitaminas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja receber notificações sobre as atualizações mais recentes? Sim Não