Pular para o conteúdo

Descubra o Poder da Vitamina B3

Sabe porque a foto é de um milho?

Porque foi devido uma dieta à base de milho no século XIX e XX, que surgiu uma doença chamada pelagra, conhecida pelos seus colaterais 3D’s: dermatite, demência e diarreia. Somente em 1938, associaram essa doença fatal à deficiência de B3.

Pra que serve?

A principal função da vitamina B3 é ser uma fonte de nicotinamida, que é importante para a formação das coenzimas NAD e NADP. Essas coenzimas são essenciais para várias reações no nosso corpo, ajudando na oxidação e redução em processos metabólicos.

Na prática, isso pode se refletir em uma série de efeitos, como o metabolismo energético, saúde da pele, reparo do DNA e na mobilização de cálcio e proteção do sistema nervoso. Porém, em doses terapêuticas, impossíveis de alcançarmos sem suplementos, onde temos mais nível e evidência é no seu efeito na redução do colesterol.

Onde encontrar?

Nas fontes animais, a vitamina está presente como NAD(P), enquanto nas fontes vegetais, como ácido nicotínico, uma fonte menos biodisponível, portanto, a preferencia é por fontes animais, como as carnes, peixes e aveia, Já as vegetais, as mais ricas são o amendoim e levedo de cerveja.

Quanto por dia?

Difícil dizer sem te conhecer, mas uma média de 15mg/dia atende a maioria dos adultos saudáveis. VocÊ consegue chegar nessa quantidade com apenas 100g de frango, ou 100g de amendoim.

Agora, quando precisamos recorrer ao seu efeito terapêutico, as doses podem ser maiores que 3.000mg por dia, o que faz a suplementação ser necessária nesses casos.

E uma última informação. Nós, mais especificamente o fígado, pode produzir vitamina B3 a partir do triptofano, um aminoácido. Pois é, essa conversão não é super eficiente, mas sem dúvidas tem seu valor. Porém, ela não ocorre sem vitamina B2, B6, B1, zinco e ferro.

Querem a continuação dessa sequencia das vitaminas do Complexo B?

Matéria do nutricionista Felipe Rossini

Veja Também:

Complexo B e Mitocôndrias

Programa de Emagrecimento Nutri Talita Perosa

Vitamina Complexo B é Antioxidante?

Nutritional Yeast – Será uma Boa Opção?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja receber notificações sobre as atualizações mais recentes? Sim Não