Estratégias Nutricionais na Dengue

Alguns estudos demonstram que o consumo/ suplementação de micronutrientes e compostos bioativos podem auxiliar na melhora da recuperação da dengue, principalmente na prevenção da dengue hemorrágica e redução do tempo de internação.

Anúncios

Vitamina C:

Demonstrou aumentar a contagem de plaquetas e reduziu o tempo de internação e aumentou a contagem de leucócitos. Essencial na síntese de colágeno, auxilia na prevenção da hemorragia. Ademais a vitamina C é fundamental na ação antiviral de células NK e TCD8.

Vitamina D:

Reduziu significativamente o risco de desenvolver dengue hemorrágica, principalmente por aumentar a absorção do cálcio que ativa fatores de coagulação. Junto à vitamina A induz a tolerância imune reduzindo a produção de autoanticorpos antiplaquetários.

Vitamina E:

Aumentou a contagem de plaquetas, reduziu TGO e TGP e aumentou a albumina, mostrando ação hepatoprotetora contra o estresse oxidativo. Lembrando que é o fígado que produz a trombopoietina que atua na medula estimulando a produção de plaquetas.

Anúncios

Zinco:

Reduziu o tempo de internação em pacientes com dengue. Sobretudo, é essencial na proliferação e diferenciação de linfócitos.

Cálcio:

Essencial na ativação de fatores de coagulação e contratilidade cardíaca, auxilia a evitar o choque séptico. A suplementação de cálcio + vitamina D aumentou significativamente a contagem de plaquetas.

Extrato da Folha de Mamão:

Uma meta-análise demonstrou que o extrato de folha de Carica papaya (mamão) foi associado ao aumento significativo na contagem de plaquetas após o 4º dia de uso, além da diminuição significativa nos dias de internação.

Vitamina B12:

Níveis baixos de B12 foram associados à menor recuperação na contagem de plaquetas (hemácias e leucócitos também) e maior tempo de internação. A B12 é necessária na síntese de DNA e maturação dos megacariócitos.

Anúncios

doi: 10.4269/ajtmh.20-0731
doi: 10.4103/2229-5151.147538
doi: 10.4103/2229-516X.192596
PMID: 31321933.

Matéria do nutricionista Leonardo Borba

Veja Também:

Alimentação na Dengue

Receitas de Chás para Gripe – 5 Opções

Sal pode Reduzir a sua Imunidade contra COVID-19

Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!