Pular para o conteúdo

Flavonóides dos Cítricos podem modular Disfunções Vasculares

O endotélio vascular é uma monocamada de células endoteliais que reveste os capilares e veias. Essas células desempenham múltiplas funções, incluindo a manutenção da homeostase vascular, filtração de alguns fluidos, prevenção de trombose e suas complicações, recrutamento e síntese de moléculas imunológicas, trânsito de células imunes e de hormônios e muitas outras.

O fato é que o endotélio vascular tem total conexão com as respostas imunológicas e inflamatórias. Mediadores inflamatórios como IL-6, molécula de adesão como ICAM-1 e VCAM-1, além da PCR podem ser utilizados como biomarcadores de disfunção endotelial em condições clínicas como Diabetes e Doenças cardiovasculares…

Durante períodos de infecção, inflamação, hiperglicemia ou hipertensão, as células endoteliais tornam-se cada vez mais permeáveis. E isso está associado ao estresse oxidativo, à expressão desregulada de citocinas inflamatórias, pró-coagulantes, moléculas de adesão celular, óxido nítrico e ao patrulhamento aumentado de monócitos e outros leucócitos para o local da infecção.

Ou seja, já deu para perceber que o Nutricionista vai precisa fazer Modulação Imunológica também nesses casos, né?!

E hoje compartilho uma publicação recente do grupo Cell, apontando que flavonoides, como a narigina e narigenina, presentes em frutas cítricas podem auxiliar na Modulação Imunológica de disfunções edoteliais, pois são capazes de:

  • modular processos oxidativos;
  • inibir moléculas de adesão e o aumento do relaxamento do músculo liso vascular nas células endoteliais, reduzindo o processo inflamatório;
  • exercer efeitos de sinalização de óxido nítrico nas células musculares lisas;
  • efeitos antiaterogênico, neuroprotetor;
  • Anti-VEGF;
  • além de também ter potencial antiviral pela estimulação de moléculas anti-inflamatórias, inibição de interações de proteínas spike, reduzindo o risco de complicações vasculares.

Por isso, eu sigo por aqui reforçando cada dia mais a importância do Nutricionista dominar Modulação Imunológica, pois isso traz direção do que deve ser prescrito e priorizado em cada caso. Ou seja, ajuda na construção de estratégias altamente individualizadas.

Ref: Heliyon 9(2023) e17166.

Matéria da Nutricionista Camila Avelar

Veja Também:

B12 Causa Acne em Algumas Pessoas?

As Dores da Endometriose Pioram no Frio?

O que Causa Inchaço – entenda 15 Fatores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja receber notificações sobre as atualizações mais recentes? Sim Não