Importância das Mitocôndrias na Saúde Reprodutiva

Por Melissa Tasso – Importância das Mitocôndrias na Saúde Reprodutiva – Disfunções Mitocondriais e Impacto na Fertilidade

Anúncios

Fertilidade feminina:

O oócito é o tecido que contém o maior número de mitocôndrias no corpo feminino.

Desse modo, é de se esperar que hábitos de vida não saudáveis prejudiquem função mitocondrial, como má alimentação e sedentarismo .

Receba Atualizações no Canal do Telegram

Dentre tais efeitos, destaca-se a diminuição da biogênese mitocondrial, ou seja, do aumento do tamanho, número e volume de mitocôndrias na célula , e o estresse oxidativo.

A partir da geração de espécies reativas de oxigênio e nitrogênio em quantidade superior à capacidade de defesa, as enzimas antioxidantes tornam-se incapazes de conter o quadro, podendo levar a morte celular.

Anúncios

Assim, a saúde do oócito fica prejudicada, a fertilidade encontra-se afetada, reduzindo a capacidade reprodutiva.

Com o passar da idade, se da uma redução significativa do número de mitocôndrias nos oócitos.

Não obstante, mulheres jovens podem ter problemas quanto a qualidade dos oócitos, devido ao estilo de vida não saudável, envolvendo tabagismo, baixa qualidade do #sono , alcoolismo e uma baixa qualidade nutricional .

Fertilidade Masculina:

No espermatozóide, as mitocôndrias exercem a função de produção de energia para facilitar sua locomoção.

Logo, as mitocôndrias funcionam como um “motor” para o espermatozoide, sendo assim, a disfunção mitocondrial pode impactar consideravelmente a motilidade dos espermatozoides .

Por fim, alguns hormônios tireoidianos, sexuais e o cortisol, influenciam nos níveis hormonais da tireoide que prejudicam diretamente na função energética dos oócitos e espermatozoide, portanto, alterações nesta glândula, podem trazer consequências sérias para a estrutura responsável para manter a integridade de tecidos e também a saúde dos espermatozoides, prejudicando a fertilidade masculina

Anúncios
Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!