Pular para o conteúdo

Lactobacillus Reuteri na Redução de Cólica e Choro em Bebês

Lactobacillus Reuteri – A cólica infantil e o choro excessivo afetam muitos bebês e consequentemente leva à tristeza da mãe e família.

A cólica é definida pelos critérios de Wessel de choro ou agitação por 3 horas ou mais por dia, por 3 dias ou mais por semana, por 3 semanas em bebês com menos de 3 meses.

Contudo, alguns probióticos vem demonstrando ótimos resultados em bebês.

Em um estudo, bebês amamentados Lactobacillus reuteri DSM 17938 diminuiu a cólica infantil, resultando em uma redução média de tempo de choro por dia em 56 minutos.

Em outro estudo, crianças amamentadas receberam 1 × 10 elevado a 8 Unidades Formadoras de Colônia (UFC) de Lactobacillus reuteri DSM 17938 uma vez ao dia por 21 a 28 ou placebo.

Resultado: a suplementação com probióticos levou a uma chance de 2 vezes maior de uma redução de pelo menos 50% no tempo diário de choro em bebês com cólica.

Em bebês amamentados, a administração diária de gotas contendo Lactobacillus reuteri + vitamina D3 em comparação com a vitamina D3 isolada levou a uma ingestão significativamente menor de medicação anti-cólica aos 3 meses de idade.

Lactobacillus reuteri aumentam a produção de interleucina -10 e TGF-B induzindo a tolerância imunológica, reduzindo a polarização de linfócitos Th1 e Th17, aumentando a diferenciação de Linfócitos T Reguladores via produção de ácidos graxos de cadeia curta ou atividade de padrões moleculares associados à microorganismos (MAMPS).

Matéria do Nutricionista Leonardo Borba

doi: 10.1177/0897190016634516
doi: 10.3390/nu13072176

Veja Também:

Formação Suplementação para Nutris – Da Teoria à Prática Clínica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja receber notificações sobre as atualizações mais recentes? Sim Não