“Leite” Vegetal Caseiro é Uma Boa Opção?

Por Clarissa – “Leite” Vegetal Caseiro é Uma Boa Opção? 

É sim – maaas é sim apenas se o propósito dessa bebida vegetal for trazer sabor ou ser usada em alguma receita.

A bebida vegetal feita em casa pode ser deliciosa, natural, econômica (dependendo do grão que você escolhe). Porém não se engane: ela não é fonte de cálcio.

Você pode usá-la no lugar do leite de vaca de forma gustativa, mas não poderá usá-la pensando que sozinha ela substituirá o cálcio que continha no laticínio.

Se queremos usar uma bebida vegetal para entregar a mesma porção de cálcio que o laticínio oferecia podemos escolher as bebidas vegetais fortificadas com cálcio pela indústria.

Elas contém exatamente a quantidade de cálcio (a maioria pelo menos) que o leite de vaca contém.

A vantagem para a saúde de optar por uma bebida vegetal fortificada ao invés de leite de vaca (além da parte dos animais e sustentabilidade) é que uma bebida vegetal dificilmente provocaria estímulo inflamatório (o leite de vaca para muitas pessoas pode gerar indigestão, inflamação, distensão abdominal, piora de rinite, sinusite).

Agora se você não liga nadinha para um fluido branco no copo, não precisa tomar “leite” com café ou não curte cappuccino, etc – mais fácil para você!

Não precisará fazer bebida vegetal em casa, nem comprar a enriquecida com cálcio.

Poderá usar as fontes vegetais alimentares de cálcio, e o gergelim é o que ganha de longe!

Cerca de 20g de gergelim com pele triturado (1 col.sopa cheia) ou 20g de Tahine Integral ou 20g de Tahine Macedônio oferecem quantidade de cálcio equivalente a 01 porção de laticínio (240ml de leite ou iogurte ou 60g de queijo).

Já sabia disso? Conta aqui!

Leia Também:

Receitinha Brigadeiro Baby

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!