Meu Filho quer ser Vegetariano

Meu Filho quer ser Vegetariano – Por Helouse Carneiro

Anúncios

Vou te contar um pouco do perfil de pacientes que me procuram sobre esse tema.

São dois: Jovens com dificuldades na alimentação, que já foram em outros profissionais que tentaram convencê-lo a não virar vegetariano e mães levando seus filhos adolescentes/jovens com receio de que a alimentação vegetariana está errada e vai lhe fazer mal.

Em nenhuma dessas duas situações a opção é desencorajar o paciente e sim explicar as bases de uma alimentação neste padrão, saudável e totalmente segura para a vida.

Anúncios

O que ocorre muito é uma falha alimentar apenas por falta de orientação profissional.

As dietas vegetarianas, quando bem planejadas, como todas as dietas devem ser, promovem crescimento e desenvolvimento adequados e podem ser adotadas em todos os ciclos da vida, inclusive por atletas, na gestação, infância e terceira idade.

Várias organizações internacionais e estudos têm parecer favorável ao vegetarianismo e orienta que os profissionais da nutrição devem incentivar aqueles que expressam intenção de se tornar vegetarianos, orientando os mesmos.

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, vegetariano é todo aquele que exclui todos os tipos de carne, aves e peixes e seus derivados, podendo utilizar ou não leite e derivados e/ou ovos.

Vários trabalhos e estudos conseguem identificar benefícios à saúde com as dietas vegetarianas. Os estudos feitos na população vegetariana não demostram aumento de doenças crônicas, apresenta melhora na capacidade antioxidante, ou seja, maior proteção contra radicais livres (com dieta bem conduzida)

Estudos asseguram que a dieta vegetariana fornece todos os nutrientes necessários ao organismo e ciclos da vida. Com exceção da dieta vegetariana estrita que precisa ser complementada ou suplementada com vitamina B12.

A dieta de um indivíduo vegetariano deve conter a combinação e distribuição dos grupos alimentares, fazendo sempre uma associação entre cereais como arroz, milho e tubérculos, raízes e derivados aos feijões e incluindo legumes, verduras, variados.

Anúncios

Sabe a diferença entre os vegetarianos e veganos? Quer saber mais sobre o assunto? Me conta aqui embaixo.

Leia Também:

Guia Alimentar para Dietas Vegetarianas para Adultos

Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!