Nutri – você usa Medida Caseira ou Peso?

Por Nutri Consultoria – Nutri – você usa Medida Caseira ou Peso?

Anúncios

Oi Nutri!

Você costuma indicar para seu paciente a medida caseira ou o peso do alimento para ele compor as refeições?

As duas formas podem ser utilizadas mas a verdade é que quase ninguém mais pesa os alimentos (ainda tem gente que pesa sim, mas não é comum).

Anúncios

Afinal, ninguém quer ficar escravo da balança para montar suas refeições.

Não sei se vocês observam, mas sempre que vou ao supermercado tento observar o comportamento das pessoas durante as compras e já ví várias vezes alguém pedir na seção de frios que os mesmos fossem pesados em porções de 50 g por exemplo.

Se você não tiver réplicas de porções de alimentos para mostrar para seu paciente o tamanho de uma porção em gramas, a medida caseira é sempre melhor porque permite que ele monte uma refeição sem dificuldade.

Mas o que é importante?

Você ter um kit de utensílios de tamanhos variados para mostrar para ele os tipos de colheres, os diferentes tamanhos de conchas e explicar bem o que é uma colher cheia, rasa, concha nivelada, etc.

Anúncios

A gramatura pode até ser utilizada como mais uma informação, mas o importante mesmo é que ele conheça os utensílios.

Já tive um paciente uma vez que estava “passando fome” porque prescrevi duas colheres de servir de arroz e ele estava usando a de sopa.

Então ter em seu consultório kit de talheres, utensílios como conchas, xícaras e medidores ajuda muito seu paciente a não errar nas porções.

Eu por exemplo, tenho uma balança de alimentos em casa e sempre que vou comer alguma coisa “nova”, seja uma preparação ou mesmo alimento que não estou habituada, costumo pesar uma porção para saber quanto pesa. Diferentes variedades de arroz por exemplo podem ter pesos diferentes, como é o caso do arroz integral x o branco, do integral x o negro.

Estas são informações que o paciente precisa conhecer para ter o resultado desejado e não comer nem mais, nem menos do que deve.

Leia Também:

Sobre Suplementos de Proteínas e Rins

Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!