Diabetes tipo 1 e as Crianças

O diabetes tipo 1 é a causa mais comum de diabetes na infância (90% dos casos).

Ele é causado por uma destruição das células do pâncreas que ficam incapazes de produzir insulina e deixando o açúcar no sangue muito alto pela falta de insulina.

Essa destruição acontece por causa da formação dos auto anticorpos em indivíduos que já tinham genes predispostos associado com algum fator ambiental.

O tratamento consiste em administrar insulina de uma maneira que se assemelhe a secreção dos indivíduos que não tem a doença.

Eles SEMPRE irão precisar de insulina e é natural que as necessidades mudem e aumentem ao longo da vida! Fazer várias restrições alimentares não irá fazer seu filho escapar desse tratamento e a insulina não provoca “vício”.

Cuide para que a criança tenha uma alimentação saudável, com intervalos regulares e com acompanhamento nutricional.

Ainda não existe cura mas as insulinas e os dispositivos estão cada vez melhores e mais modernos para que os pacientes possam ter uma vida normal, com muita qualidade e com menor chance de complicação!

Pode parecer assustador e os pais podem perder o sono se culpando, mas a culpa não foi sua! ‼️Entender a doença, deixar os mitos de lado e ter uma boa equipe de profissionais do seu lado pode ser a chave do sucesso!

Você conhece alguém com diabetes tipo 1? Precisa de ajuda? Conte comigo!

Matéria da nutricionista Aline Castro

Veja Também:

Xô Diabetes – 50 Receitas para Controlar a Glicemia

Berberina – Efeito no Diabetes tipo 2

Os Mitos sobre a Temida Diabetes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!