Você Cuida das suas Mitocôndias?

Por Caroline Petraconi – Você Cuida das suas Mitocôndias?

Anúncios

Pra saber se você cuida das suas mitocôndrias, preciso primeiro te contar o que são mitocôndrias.

Mitocôndrias são pequenos organismos, chamadas organelas, que ficam dentro das nossas células. E é nelas que 90% do oxigênio é utilizado, gerando energia.

A disfunção mitocondrial pode ser a causa de muitas doenças. O tratamento dessa disfunção é, portando, primordial!

Anúncios

Um exemplo da importância das mitocôndrias acontece no nosso cérebro, que fica sujeito a diversas disfunções cognitivas exatamente por conta de algum dano nas mitocôndrias, o que pode gerar: atrasos no desenvolvimento, demência, vertigem, Alzheimer, Parkinson, ansiedade, falta de concentração, aprendizado e foco, dentre outros males.

Além do cérebro também podem ser afetadas outras regiões do corpo, como os nervos, olhos, ouvidos, músculos, fígado, rins, pâncreas, glândulas, até a fertilidade pode ser afetada por alguma disfunção mitocondrial.

São vários os nutrientes de que precisamos para um bom funcionamento das mitocôndrias, como cobre, ferro, selênio, vitaminas do complexo B e C, magnésio, além de antioxidantes como quercetina, antocianina e flavonoides.

Traduzindo estes nutrientes em alimentos, temos: castanhas/nozes/amêndoas, sementes de girassol/de abóbora, brócolis, couve-flor, cebola, maçã, cramberry, casca da jabuticaba e frutas roxas no geral, beterraba e vegetais roxos no geral, cacau, uva.

Anúncios

Além disso, com a idade reduzimos a produção de coenzima Q10, ácido lipóico e Carnitina, substâncias produzidas por nosso corpo que ajudam na atividade mitocondrial. Muitas vezes é necessário a suplementação dessas substâncias para melhorar o funcionamento dessas incríveis organelas e assim, melhorar a saúde e o funcionamento de diversos órgãos que possam estar sofrendo pela falta de energia, ou seja, energia produzida de forma insuficiente pelas mitocôndrias.

Mas uma boa nutrição não vai adiantar muito se você mantiver hábitos que possam danificar as mitocôndrias. Algumas estratégias como cuidar do intestino, sono adequado, se exercitar, menos stress
menos intoxicação por metais, plastificantes e agrotóxicos são essenciais!

Voltando a pergunta, você cuida?

Leia Também:

O que você come influencia diretamente na sua Energia

História do Consultório – Cansaço Excessivo

Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!