O Porque desse exame ser Padrão Ouro para Avaliar a Microbiota

Por Ligiane Loureiro – Descomplicando Intestino – Exame Perfil Genético do Microbioma Intestinal. Já ouvi falar?

Anúncios

Os humanos abrigam uma microbiota intestinal complexa, cuja composição varia entre as diferentes regiões do trato gastrointestinal.

Essa microbiota é suscetível a mudanças fisiológicas, gradientes químicos e nutricionais e atividade imunológica isolada do hospedeiro.

Assim, o desenvolvimento da tecnologia do sequenciamento de última geração permite a exploração prática do microbioma intestinal humano, facilitando a sua compreensão através de uma perspectiva mais ampla e aprofundada.

Atualmente, as tecnologias de sequenciamento são geralmente baseadas em amostras coletadas de fezes, biópsia de mucosa e fluido intestinal.

Anúncios

O sequenciamento é um método ideal para analisar o microbioma de forma não invasiva, além de envolver pouca contaminação cruzada e preparo intestinal, permitindo coletar a microbiota intestinal em diferentes locais.

Ele faz uma análise da composição da microbiota intestinal, indicando os percentuais das bactérias identificadas na amostra fornecida pelo paciente.

Com isso, é possível avaliar os excessos ou então as ausências de bactérias que estão relacionadas com a saúde e doença do indivíduo.

Interessante, né? Você já teve a oportunidade de utilizar essa ferramenta com algum paciente?

Anúncios

Doi: 10.3389/fcimb.2020.00151
Doi: 10.1186/s13073-018-0525-6
Doi: 10.1177/0840470419899426

Autoria: @ligianeloureironutri
PhD em Ciências Nutricionais/UFRJ
Idealizadora do Método DI

Conheça o Guia Completo dos Probióticos
Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!