O que Fazer na Crise do Intestino Irritado?

Por Vânia Mattoso – Quem tem intestino irritado sabe a dificuldade que é controlá-lo, certo?

Anúncios

Para nós que temos a síndrome, é muito difícil prever quais são os fatores desencadeantes e mais difícil ainda prever quando entraremos em crise.

Porém, sejamos práticas e entendamos o que precisa ser feito quando estamos em crise.

Para Dor:

Abuse de chás de hortelã e gengibre. Também faça massagens na barriga em sentido horário com óleo de hortelã-pimenta e use bolsinha de água morna no local.

Para a Constipação:

Faça exercício físico diário, abuse de água, capriche nas folhas no almoço e jantar e use gorduras boas como azeite para facilitar a excreção. Automassagens no sentido horário com óleo de lavanda pode facilitar os movimentos intestinais, assim como fisioterapia pélvica.

Anúncios

Para Diarreia:

Prefira alimentos cozidos, evitando as cascas: coma tudo descascado e fuja das versões integrais nesse dia. Lembre-se de não consumir lactose em dias de fezes mais soltas, fracione bem as refeições (coma pouco, várias vezes ao dia), mantenha-se hidratada e use chás de guaçatonga, camomila e casca de romã.

Lembrando que em todos os quadros o cuidado com a saúde mental ganha destaque.

Yoga, meditação, espiritualidade, contato com a natureza e tempo de qualidade com pessoas que amamos são parte importante da manutenção da saúde intestinal.

Lembre-se que o intestino irritado é, por definição, o desequilíbrio do eixo intestino-cérebro e tentar cuidar do intestino sem cuidar das emoções geralmente não nos traz sucesso.

Um beijo!

Anúncios
Conheça o Guia Completo dos Probióticos
Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!