Por que você fica Sonolento Após Comer?

Por que você fica Sonolento Após Comer? Por Felipe Rossini

Anúncios

Você é daqueles que é só bater um pratinho de comida que já tá que nem o Soneca? Então esse post é pra você, jovem dorminhoco.

Esse fenômeno pode acontecer por algumas razões:

  • Maior fluxo sanguíneo para o sistema digestivo.

Quando fazemos uma refeição muito volumosa/calórica, nosso corpo precisa redirecionar o fluxo sanguíneo para os órgãos digestivos para dar conta de processar a feijoada com farofa que você colocou pra dentro. Nisso acaba sobrando menos para as outras partes do corpo, como nossos músculos e cérebro.

Questiono: Será que sua refeição está maior do que deveria? Fracionar ou adicionar enzimas nessas refeições pode ajudar.

  • Refeições muito ricas em carboidratos e pobres em fibras e proteínas também podem ser um problema.

A famosa macarronada de domingo da nona (sdds). Um prato de macarrão sem muita fibra ou proteína para segurar a resposta glicêmica, vai fazer sua glicemia subir muito pós-refeição, mas por ser uma refeição com índice e carga glicêmica muito altos, ela vai descer mais rápido que sua dignidade depois do terceiro shot de tequila – e com isso a vontade de tirar uma soneca falará mais alto.

Anúncios
  • Ritmo circadiano.

O nosso ritmo circadiano basicamente é o nosso relógio interno. Ele regula nossos horários de maior alerta, sono e até nosso hábito intestinal.

Temos uma propensão a descansar em certos períodos do dia de acordo com o nosso relógio biológico, sendo o principal período na madrugada.

Porém um desses períodos é justamente na hora da sessão da tarde – entre 1 e 3 da tarde, nosso ritmo circadiano tem uma queda na sensação de alerta e te prepara um pouco para descansar.

Mas mesmo com essa propensão, a qualidade da dieta conta muito aqui!

Um estudo de 2018 feito com 52 motoristas de caminhão mostrou o grupo que tinha uma dieta rica em vegetais e legumes, tubérculos, ovos e com gorduras vindo de fontes como azeite de oliva e laticínios apresentou menos sono durante o dia do que os grupos que tinham uma dieta mais rica em alimentos processados e carboidratos refinados e pouca ingestão de vegetais. Bingo!

Anúncios

Me conta ai. Você tem sono depois almoço?

https://doi.org/10.1016/j.nut.2018.11.023

Leia Também:

Magnésio Inositol e Melhora do Sono

Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!