Pular para o conteúdo

Própolis – Como e Quando Usar?

Por Felipe Rossini

Por incrível que pareça, não existe uma dosagem de própolis certa, na verdade, o que existe são recomendações com base em diversos estudos e com um desfecho especifico. Por exemplo, onde temos mais evidencias do uso do própolis é no tratamento de mucosites, uma ou outra coisa na área de controle glicêmico e algumas outras na área odontológica. Quando o assunto é imunidade, tem muita coisa boa, mas os estudos são apenas com animais e ou in vitro, então precisamos saber como usar isso no nosso dia a dia.
.
🐝Isso quer dizer que vc nao pode se beneficiar? Pode, afinal, a própolis é rica em diversos compostos bioativos (CBA), principalmente os fenólicos e flavonóides, e sabemos como esses compostos são importante devido sua ação antioxidante e antiinflamatória.

🐝 Qual tipo? Costumo orientar o rodízio das própolis, pois a concentração de CBA está relacionada principalmente ao tipo de pólen, e isso varia conforme a flora em volta da colmeia. Assim, garantimos uma ingestão de CBA diferentes no nosso dia a dia. Fico co a verde e vermelha, as mais tops no nosso mercado.

🐝 Qual dosagem? De regra geral, costumo prescrever de 20 a 60 gotas ao dia, com bases em algumas variáveis. Já conseguimos uma dosagem interessante de flavonóides e compostos fenolicos. Claro, se a concentração for maior do que 11% (mais comum), reduzo o número de gotas. Regra de 3!

🐝E o horário? Bom, ai tanto faz. Isso mesmo, tanto faz.
Eu prefiro sempre usar ANTES DE DORMIR, até pq ele pode interferir de maneira positiva na qualidade no nosso sono, justamente pelo seu perfil de CBA, apenas por isso. Faça o teste e me conta o que achou.
Não é errado usar pela manhã, ou a tarde, mas como sono é um departamento que sempre podemos melhorar, acaba se tornando meu horário favorito para essa dose EXTRA de antioxidantes.

👉🏻Me conta, qual horário vc usa?

1 comentário em “Própolis – Como e Quando Usar?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja receber notificações sobre as atualizações mais recentes? Sim Não