Remoção da Vesícula? Entenda o que Muda
Por Felipe Rossini – Remoção da Vesícula? Entenda o que Muda – A principal função da vesícula biliar é concentrar, armazenar e excretar a bile, que é produzida pelo fígado.
A bile é composta principalmente de sais biliares, produzidos a partir do colesterol, e são essenciais para digestão e absorção de lipídeos, vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) e também alguns minerais.
Já deu pra ver onde podemos ter problemas, não é mesmo?
Primeiro entenda que mesmo sem a vesícula você produz bile, tá? Lembra que quem produz é o fígado? A vesícula só armazena.
Então se você comer uma refeição mais leve, onde seu corpo não precisará de muita bile, você provavelmente ficará bem.
Agora se você resolveu comer uma feijoada com panceta, torta de limão de sobremesa, ai você pode sentir falta da vesícula, pois provavelmente seu corpo não irá dar conta de produzir bile que você necessita.
Resultado? Talvez você se cague antes de chegar ao banheiro!
A reposta de cada organismo é muito individual, e nem sempre a suplementação de sais biliares e vitaminas lipossolúveis é necessária.
O risco de deficiências de algumas vitaminas será maior se você tiver alterações gastrointestinais diariamente, não um ou outro dia.
O mesmo vale para gorduras na dieta.
Enquanto alguns precisam de dietas com baixas quantidade de gordura (pelo menos nos primeiros meses pós cirurgia), outros continuam com os mesmos hábitos e vida que segue.
Leia Também: 3 Suplementos – Remoção da Vesícula
Seja o primeiro a comentar!