SOP e Depressão – Qual a relação?

SOP e Depressão – Qual a relação? Por Carol Faria

A maioria das doenças mentais são silenciosas, é comum que as pessoas empurrem os sinais e sintomas para “debaixo do tapete” acreditando que seus sentimentos são exageros ou dramas.

É dentro disso que surgem os transtornos mais comuns como, depressão, ansiedade, síndrome de burnout, transtornos alimentares.

Na SOP temos diversas alterações que envolvem a fisiopatologia da doença, as principais são as condições ginecológicas, alterações hormonais, e metabólicas.

Com isso, surgem os sintomas muitas vezes os estéticos como a acne, hirsutismo, ganho de peso, queda de cabelo, são grandes motivos para afetar a autoestima da mulher podendo causar distúrbios de imagem, e até mesmo transtornos alimentares.

Também vale mencionar que a infertilidade, muitas vezes presentes nas mulheres portadoras da síndrome, pode agir como um fator de risco para o desenvolvimento de depressão e ansiedade, isso acontece porque muitas mulheres possuem o sonho de serem mães, e quando a SOP não está sendo tratada corretamente, pode haver maior dificuldade para engravidar gerando muita tristeza, desesperança, medo e decepção.

Há também a fadiga excessiva nas mulheres com SOP, esse cansaço que a mulher portadora sente devido a resistência à insulina pode acarretar a sensação de inutilidade e fracasso, o que também contribui para a piora da saúde mental.

Alguns estudos recentes demonstram a maior incidência de transtornos psiquiátricos em mulheres portadoras de SOP, em comparação a mulheres sem a doença. Além de todos os possíveis fatores que foram citados anteriormente, também podemos pensar que as alterações hormonais e fisiológicas decorrentes da SOP, podem ser fatores agravantes para a presença das doenças mentais de forma mais frequente.

A SOP e a saúde mental caminham lado a lado, o tratamento para a síndrome deve ser feito de forma multidisciplinar envolvendo sempre a presença de um psicólogo para auxiliar no tratamento.

Aproveita compartilhe a postagem com uma amiga!

Com amor e muito foco,

Carol Faria⠀
Clique no link azul do meu perfil e saiba como tratar a SOP de forma natural e sem medicamentos, de forma 100% online

Leia Também:

Microbiota Intestinal e Depressão – Existe um Link?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!