Suplementação de Ácido Fólico

Que o acido fólico é essencial para a eficiência do sistema imune inato e adaptativo, produção de anticorpos e proliferação celular já sabemos né, nutri?!

Anúncios

Os autores avaliaram os efeitos da suplementação de 5mg de ácido fólico por 12 semanas nos níveis séricos de homocisteína, sortilina, índices glicêmicos e perfil lipídico em pacientes com diabetes mellitus 2 (DM2).

E observaram redução da homocisteína e sortilina, ambos associados a maior risco cardiovascular, além da diminuição da glicemia em jejum, insulina e melhora da resistência à insulina nos pacientes com DM2.

É claro que quando falamos em modulação imunológica discutimos que tanto a deficiência como o excesso são prejudiciais.

Vários trabalhos já apontam para termos cuidado com a quantidades elevadas de suplementos de ácido fólico e com a forma química prescrita.

Anúncios

Além disso discutimos tanto a importância do ácido fólico na gestação, que esquecemos que ele também é essencial para o sistema imune e na modulação de marcadores associados a inflamação e perfil glicêmico.

Por isso, vivo dizendo que quando estudamos imuno a chave vira.

Saímos da copioterapia e passamos a traçar condutas individualizadas e focadas nas vias que precisamos modular em cada paciente.

Ref: Nutrition and Diabetes (2022)12:33

Matéria da nutricionista Camila Avelar

Anúncios

Leia Também:

Diferença entre ácido fólico e metilfolato

Receba Atualizações no Canal do Telegram
Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!