Pular para o conteúdo

Vamos falar sobre o efeito sanfona, Confira na Matéria!

Vamos falar sobre o efeito sanfona?!? Então, vem que tem informação.

Em poucas palavras, o efeito sanfona é o velho perde/ganha/perde/ganha peso constantemente( um grande ciclo). Ele pode durar alguns meses ou anos, e quanto mais demorada é a estabilização do peso corporal, mais prejudicial a saúde do corpo e da mente.

O efeito sanfona ocorre basicamente quando a pessoa opta por um novo estilo de vida muito diferente do que possuía anteriormente, sem planejamento para sustentar esse novo padrão. Muito comum, por exemplo, em dietas muito restritivas.

O que o efeito sanfona causa ao organismo?

O interminável ciclo de “engorda / emagrece” traz uma série de impactos negativos ao corpo humano. Um estudo desenvolvido por mais de 15 anos e publicado recentemente no Journal of Clinical Endocrinology e Metabolism, conceituada publicação médica da Universidade de Oxford (Reino Unido), mostrou que o efeito sanfona tende a aumentar significativamente a atividade inflamatória em todo o organismo.

Além disso, pode desencadear o surgimento de doenças como a diabetes e as alterações cardiovasculares. O estudo foi realizado com 3.678 participantes, e quanto mais alto era o índice de variabilidade média de peso, mais elevados eram os níveis de pressão arterial. A perda de massa muscular, queda na imunidade, alterações no metabolismo e aumento do colesterol também merecem destaque.

As dietas restritivas e sem acompanhamento de um nutricionista, além de não funcionarem ainda podem ser prejudiciais à saúde.

A alteração do metabolismo que vimos pode resultar em uma síndrome metabólica, que tem diversas consequências negativas.

Como evitar o efeito sanfona?

A reeducação alimentar tem sido colocada como a chave para o equilíbrio e manutenção do peso corporal. Comer de maneira adequada ao gasto calórico individual e às necessidades de cada pessoa é essencial para evitar o efeito sanfona e consequentemente, para cuidar melhor da saúde.

Gostou da informação? Então, fica a vontade para curtir/comentar e compartilhar.

efeito sanfona

Matéria da Nutricionista Sabrina Ribeiro

Leia Também:

Programa de Emagrecimento Nutri Talita Perosa

Colagéno e Emagrecimento

Dormir bem Ajuda Emagrecer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja receber notificações sobre as atualizações mais recentes? Sim Não