5 Maneiras de Diminuir o Consumo de Açúcar

5 Maneiras de Diminuir o Consumo de Açúcar – Por Juliana Fonoff

Anúncios

Já pensou em diminuir a quantidade de açúcar que você consome? Estamos cercados por ele, e consumi-lo é delicioso.

No entanto, açúcar incentiva comer em excesso e causa problemas sérios de saúde, como obesidade e diabetes.

Se você está precisando reduzir o consumo, mas é fã dos doces, confira essas dicas para equilibrar as coisas!

1. Reduza aos poucos

A primeira dica é não eliminar do nada todo o açúcar da dieta. A restrição severa está associada a comportamentos perigosos, como a compulsão alimentar. A falta de outros carboidratos comum em planos de emagrecimento, também pode gerar mais vontade de comer doce. A dica é consumir carboidratos de forma moderada, de preferência das fontes integrais.

Anúncios

2. Cuidado ao açúcar das bebidas

Sucos, refrigerantes e outras bebidas são frequentemente desconsideradas da conta diária de açúcar ingerido. Só que elas geralmente estão carregadas de açúcar. Deixe para consumir sua cota de doçura em coisas mastigáveis, que trazem mais satisfação, e tome água quando sentir sede.

3. Leia os rótulos

Sempre que comprar um produto industrializado leia atentamente seu rótulo, observando a quantidade de açúcar que ele possui. No entanto, a indústria utiliza diversas formas de açúcar como ingrediente dos seus produtos.

4. Coma mais frutas

Um erro comum é trocar a fruta inteira pelo suco. O primeiro problema nisso é que, mesmo que natural, a bebida é feita com mais unidades de fruta, ou seja, contém um teor maior de frutose. O açúcar natural das frutas não entra na conta da recomendação diária de consumo, mas em excesso também pode ser prejudicial ao organismo.

5. Aproveite o dulçor natural

As frutas maduras são mais doces. No caso da banana, dá para potencializar o sabor aquecendo no micro-ondas com uma pitada de canela. Compotas de frutas, feitas na panela de pressão sem açúcar, também podem ser alternativas interessantes. Outra sugestão é apostar nas frutas secas, como tâmaras e passas, que possuem quantidades maiores de frutose. Sempre com moderação, claro.

Anúncios

Já deixa seu like se esse post de ajudou!

Leia Também:

Açúcar escondido nos rótulos

Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!