Alho para Pressão Alta?

Sofre com pressão alta? Então segue o fio que hoje vou falar de uma substância muito interessante e muito presente em nossas casas (menos se você for um vampiro) que pode dar uma mãozinha! Palmas se pensou no alho!

Anúncios

O alho contém um grande número de compostos sulfurados que tem demonstrado efeitos positivos na modulação do endotélio vascular, regulando fatores constritores e com isso reduzindo a pressão arterial.

Além disso, os compostos presentes no alho estimulam a produção de óxido nítrico e sulfito de hidrogênio, 2 vasodilatadores que induzem vasodilatação e também reduzem a produção de fatores vasoconstritores como a angiotensina ll e endotelina l.

Show de bola né? Mas e na vida real, será que esses efeitos se traduzem em benefícios?

Hoje trouxe uma meta-análise conduzida pelo Instituto Nacional de Medicina Integrativa da Austrália, publicada em 2016 que avaliou os efeitos do alho na pressão arterial em 20 estudos com um total de 970 participantes.

Anúncios

Compilando os resultados de todos os estudos, a suplementação com alho induziu uma redução média de 5,1 mmHg na pressão sistólica e 2,5 mmHg na pressão diastólica comparado aos grupos que receberam placebo.

Quando analisados apenas os pacientes com hipertensão (pressão acima de 14/9) a redução média foi ainda maior – 8,7 mmHg na pressão sistólica e 6,1 mmHg na pressão diastólica.

Os efeitos colaterais mais comuns da suplementação foram moderados e incluíram aumento da eructação (arrotos), flatulência (pela alta quantidade de prebióticos) e refluxo em cerca de 1/3 dos participantes.

To falando pra você jogar sua losartana pro alto e tomar alho? Não! To falando que existe um corpo de evidencias mostrando que a suplementação com alho, na dose certa, tempo certo, e pra pessoa certa, pode auxiliar na redução da pressão arterial.

doi: 10.3945/jn.114.202192.

Anúncios

Compartilhe a matéria nos grupos de família e participe do nosso Canal no Telegram, clique no botão abaixo!

Receba Atualizações no Canal do Telegram

Matéria do Nutricionista Felipe Rossini

Leia Também:

Como Eliminar Pedra na Vesícula

Gengibre Aumenta a Pressão Arterial?

Curcuminóides em Processos Inflamatórios Crônicos

Vale a Pena Usar Água com Sal?

Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!