Chá da Folha de Graviola Cura Câncer?

Por Alice Pinho – Chá da Folha de Graviola Cura Câncer? 

Anúncios

É fato que o Câncer é uma das doenças que tem um grande estigma e que ainda mata muitas pessoas em todo o mundo e o objetivo dos profissionais e pacientes é sempre o melhor : a cura.

Sabemos que um dos tratamentos para o Câncer é a “quimioterapia” (Qt) que é a base de produtos químicos e que muitas da Qt são provenientes de plantas (como os taxanos usado para câncer de mama).

Porém, até uma Qt se tornar comprovadamente eficaz para o tratamento do câncer, muitos estudos e testes são feitos, porque esses compostos químicos “ïn natura” podem matar os pacientes em vez de tratar, devido a toxicidade.

Anúncios

O que temos de atual em relação a Graviola ?

Bem, vários estudos já demonstram que Extratos do fruto, casca, sementes, raízes e folhas de graviola (Anonna Muricata), juntamente com várias outras espécies Annonaceous, foram extensivamente investigados para propriedades anticancerígenas, anti-inflamatórias e antioxidantes.

Estudos fitoquímicos identificaram as ACETOGENINAS, uma classe de constituintes derivados de policetídeos bioativos, a partir dos extratos de espécies Annonaceous, e dezenas desses compostos estão presentes em diferentes partes da graviola.

O fato é que há boas evidências de que estas plantas usadas há muito tempo podem ter potencial tanto quimiopreventivo quanto terapêutico.

PORÉM, as acetogeninas podem ter uma hepatotoxicade assim como uma neurotoxidade que podem causar danos ao fígado e ao cérebro do paciente principalmente se ele estiver usando quimioterapia.

Anúncios

Por isso, ainda não podemos incentivar o uso deste chá para a cura do câncer porque não há evidência disto e nem da segurança do seu uso.

Eu como Nutricionista Oncológica que trabalho há mais de 25 anos com pacientes oncológicos e que estudo a relação de Nutrição e Câncer, nunca estimulo o uso do chá da folha de graviola, e sim o consumo da fruta e do suco, visto que é mais seguro e que possui as mesmas acetogeninas.

A ciência evolui, mas enquanto isso vamos ter bom senso e utilizar o que é seguro para os pacientes.


As Panelas mais Saudáveis

Veja a matéria completa da nutricionista sobre as panelas mais saudáveis e saiba quais as panelas devem ser evitadas.

Clique no botão abaixo para acessar a matéria!


Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!