Como os Adoçantes Artificiais te Afetam?

Como os Adoçantes Artificiais te Afetam? Por Karina Al Assal

Anúncios

Produtos com ADOÇANTES ARTIFICIAIS podem parecer uma boa opção, mas as evidências científicas nos sugerem o contrário,

  1. Eles impactam sua microbiota intestinal: um novo estudo* (que eu inclusive já abordei aqui em um vídeo) mostrou que tomar sacarina ou sucralose todos os dias por duas semanas afetou o equilíbrio do microbioma intestinal das pessoas, resultando em uma maior produção de metabólitos produzidos por bactérias, incluindo sulfato de indoxil.
  2. Eles podem aumentar sua vontade por alimentos açucarados ⚠️ um estudo** descobriu que bebidas dietéticas resultaram em maior risco de comer demais.
  3. Eles podem impactar as respostas de açúcar no sangue: o estudo também mostrou que esses adoçantes impactaram negativamente a resposta de açúcar no sangue dos participantes. Em outras palavras, quão bem seu corpo processa o açúcar, que está relacionado a problemas de controle de peso e diabetes tipo 2.

No entanto, outros estudos nos mostram que nem todos respondem da mesma maneira e, em geral, precisamos de mais pesquisas humanas para solidificar nossa compreensão do impacto total dos adoçantes.

Mas é sempre bom avisar, né? Opte por frutas inteiras (como tâmaras em brownies ou bananas em smoothies) para adoçar! As tâmaras não apenas adoçam, mas oferecem fibras alimentares para te manter satisfeito por mais tempo (e para diminuir o pico de açúcar no sangue), além de fitoquímicos para nutrir suas bactérias intestinais benéficas.

Gostou desse post? Compartilha!

Anúncios

*https://doi.org/10.1016/j.cell.2022.07.016

**doi: 10.3390/nu7053569

Leia Também:

Qual o Melhor Açúcar na Endometriose?

Anúncios
Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!